Connect with us

Ciclos e Conquistas

Toda escolha exige um luto

Publicado

Foto: Pexels

Escolher é bonito, libertador e cheio de possibilidades. Mas também é, silenciosamente, um tipo de luto.

Sim, toda vez que dizemos “sim” para algo, estamos dizendo “não” para mil outras possibilidades. E por mais felizes que estejamos com a escolha, lá no fundo, existe um pequeno funeral do que deixamos de viver. Uma roupa que não vestimos, uma estrada que não percorremos, uma história que não teve chance de começar.

O problema é que ninguém nos avisou que até para ser feliz seria preciso abrir mão. E abrir mão dói. Mesmo que seja do que não serve mais. Mesmo que seja daquilo que a gente sabe que já venceu o prazo.

Cíclica, não existe escolha sem renúncia. Nem liberdade sem responsabilidade. Nem crescimento sem um certo desconforto. Até a borboleta, antes de voar, precisou morrer um pouco dentro do casulo.

E como boa filha do universo, a vida nos mostra tudo isso com sutileza — ou com aquela pancada astrológica básica, tipo um eclipse em cima da nossa zona de conforto. (Obrigada, cosmos, pelo empurrãozinho nada sutil!).

Então da próxima vez que sentir o coração apertado mesmo tendo feito o que era certo, lembre-se: você não está fraca, está enlutada. E esse luto também faz parte do caminho de quem escolhe viver com verdade.

Você tem permitido que suas escolhas te levem ou tem vivido de luto pelo que não teve coragem de deixar?

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *