Saúde
Redobre os cuidados com a higienização dos óculos e lentes de contato em tempo de coronavírus
Oftalmologista André Borba alerta que ambos são foco de contágio
Quem usa óculos já parou para pensar em como e com qual frequência deve higienizá-los neste tempo de pandemia?
Segundo o oftalmologista André Borba, especialista em oculoplástica, exatamente por estar o tempo todo no nosso rosto os óculos precisam sim de um cuidado especial. “O ideal é limpá-los de duas a três vezes ao dia, principalmente para aqueles que precisam continuar saindo de casa e tendo contato com outras pessoas”, afirma.
A recomendação inicial é a de fazer a higienização com água e detergente. Na hora de secar, utilize uma flanela ou papel toalha bem macio para não riscar as lentes. “É válido também usar álcool 70% nas hastes. Quando sair de casa e utilizar transporte público, elevador, ir à farmácia ou ao supermercado é preciso evitar levar a mão tanto ao rosto quando aos óculos porque eles também se transformam em um ponto de contaminação, assim como o celular”, enfatiza doutor André.
É importante evitar também o hábito de colocar os óculos sobre a cabeça, pendurar na roupa ou apoiar em diversas superfícies.
“Em tempos de pandemia os óculos servem inclusive como um tipo de barreira de proteção que impede que o vírus entre em contato imediato com os olhos. Mas nada adianta se não mantermos uma higiene adequada”, complementa o oftalmologista.
Para quem utiliza lentes de contato a atenção deve ser redobrada. As mãos e o rosto precisam estar totalmente limpos antes de retirá-las ou colocá-las. “Se for possível, nesse tempo de quarentena, opte pelo uso dos óculos para não correr risco de contaminação no manuseio das lentes de contato. Mas caso não seja possível é indispensável continuar utilizando a solução própria para cada tipo de lente, seja ela rígida ou gelatinosa e intensificar a limpeza das mãos na hora de utilizá-las”, finaliza.