Connect with us

Educação

Porto Digital oferece letramento em diversidade para mais de 400 empresas

Publicado

Porto+, programa de inclusão produtiva do Porto Digital, vai formar colaboradores e lideranças com temas relacionados à identidade de gênero, raça, acessibilidade e equidade etária. Ação é uma parceria com o Sistema Fecomércio/SESC/Senac.

Foto: Handler

A inclusão começa com conhecimento e o Porto Digital leva essa máxima a sério. Em mais uma iniciativa do Porto+, que une inovação e responsabilidade social, o ecossistema que é referência no Brasil, promove o Workshop de Letramento em Diversidade, voltado para empresas do distrito. A ação é uma parceria com o Sistema Fecomércio/SESC/Senac Pernambuco. As inscrições estão abertas até 25 de julho.

As vagas são limitadas. Ao todo, mais de 475 negócios que compõem o ecossistema poderão participar de três encontros presenciais. O workshop tem início marcado para o dia 5 de agosto às 17h, no auditório do ICT Senac Porto Digital, com uma segunda etapa em setembro e culminância durante o REC’n’Play, um dos maiores festivais de criatividade e inovação do país. A atividade será parte da Espaço Porto+, novidade desta edição do festival, reforçando o compromisso do ecossistema com pautas contemporâneas e urgentes.

Mais do que atender a legislações ou aperfeiçoar a imagem institucional, o letramento em diversidade é um investimento estratégico. Ambientes de trabalho mais inclusivos tendem a ser mais inovadores, éticos, produtivos e sustentáveis. A Boston Consulting Group & World Economic Forum), por exemplo, aponta que empresas com alta diversidade geram 45% da receita total por meio de inovação, enquanto empresas menos diversas atingem apenas 26%.

A proposta do workshop é justamente essa: sensibilizar e capacitar lideranças e equipes para que possam construir ambientes profissionais mais representativos e acolhedores, propósito do Porto+, o programa de inclusão produtiva do Porto Digital.
 

“Ações como essa têm como objetivo consolidar um ecossistema de inovação que seja não apenas tecnologicamente avançado, mas também socialmente comprometido”, defende Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
A iniciativa chega em um momento em que grandes empresas de tecnologia e inovação vêm sendo cobradas por ações concretas em diversidade e inclusão, e em que políticas públicas para ESG ganham força em todo o país.

Porto+

Além de promover o workshop de letramento em diversidade para empresas do ecossistema, o programa de inclusão produtiva do Porto Digital oferta, em parceria com a Faculdade Senac Recife, 50 vagas de nível superior em qualquer um dos cursos da instituição, exclusivamente para pessoas trans. As oportunidades abrangem áreas como tecnologia, gestão, saúde, design, entre outras. As pessoas interessadas participarão do processo seletivo regular da instituição para o segundo semestre de 2025 e integrarão turmas mistas, como forma de fortalecer a convivência e o respeito à diversidade no ambiente acadêmico. As inscrições vão até 25 de julho.

Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há mais de 24 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 21 mil colaboradores distribuídos em mais de 475 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *