Sociedade
Luto Pet: especialista destaca importância da nova proposta de lei aprovada em Natal
Projeto aprovado garante folga a servidores municipais em caso de morte de cães ou gatos e reforça a legitimidade do sofrimento emocional pela perda de um animal
A Câmara Municipal de Natal aprovou, recentemente, um projeto de lei que autoriza servidores públicos do Município a se ausentar do trabalho em caso de falecimento de seus animais de estimação – cães ou gatos. O texto, que agora segue para sanção do prefeito, tem repercutido positivamente e lança luz sobre um tema ainda pouco discutido, mas de profunda relevância emocional: o luto pet.
Para a psicóloga Anna Cláudia Abdon, especialista em luto e integrante da equipe multidisciplinar da Empresa Vila, esse reconhecimento é um passo importante para a saúde mental da população. “Animais de estimação fazem parte da família. A dor sentida com a perda de um pet pode ser tão intensa quanto a perda de um ente querido. Validar esse sofrimento é uma forma de acolher emocionalmente essas pessoas e de permitir que vivenciem o luto com dignidade”, destaca a profissional.
“O luto é sempre sobre o vínculo. E quando esse vínculo é profundo, como costuma ser entre humanos e seus animais, ele merece atenção, apoio e rituais de despedida”, complementa Anna Cláudia.
De acordo com o autor da proposta, vereador Robson Carvalho, “a proposição se coaduna com uma série de ações da sociedade, assim como do campo legislativo, na perspectiva de reconhecer os animais de estimação como sujeitos afetivos”. A fala reflete o crescente movimento social que reconhece os laços emocionais entre humanos e pets e a necessidade de políticas públicas que acolham esse tipo de relação.
Alta na demanda por rituais e serviços voltados ao luto pet
O crescimento desse debate no campo legislativo reflete uma tendência que também vem se manifestando no comportamento social. Cada vez mais pessoas têm buscado formas de homenagear e se despedir de seus pets de maneira respeitosa e personalizada, o que tem impulsionado o surgimento e fortalecimento de serviços voltados para este fim, como o Vila Pet, da Empresa Vila, referência em serviços funerários no RN.
Segundo Bruno Gondim, gestor de marketing da companhia, esse movimento acompanha uma mudança de percepção social sobre os animais. “Nos últimos anos, notamos um aumento expressivo na busca por serviços voltados à despedida dos pets. Isso mostra o quanto os vínculos afetivos com os animais estão sendo reconhecidos e valorizados. O luto pet deixou de ser um tabu e passou a ser entendido como uma vivência legítima, que merece espaço e cuidado”, finaliza.
