Connect with us

Construindo Ideias

Iluminação ideal para a cozinha: não erre na hora de pensar

Publicado

Continuando nossa série sobre o ambiente da cozinha, nesta semana vamos falar de um item que faz toda a diferença no dia a dia: a iluminação. Mais do que estética, ela é fundamental para garantir funcionalidade, segurança e conforto visual.

Uma boa iluminação transforma o espaço, facilita as tarefas e valoriza cada detalhe do ambiente. Para isso, alguns pontos precisam ser observados: o tipo de luminária, a cor da luz e os locais que devem estar bem iluminados.

O ideal é trabalhar com pelo menos dois tipos de iluminação na cozinha e para cada tipo tem uma temperatura de cor de luz adequada.

A primeira a iluminação geral é a responsável por iluminar todo o ambiente. Pode ser feita com plafons, painéis ou perfis de LED ou spots embutidos. E a cor indicada é a luz branca neutra (entre 3500K a 4000K) ou a branca fria (entre 5000K e 6000k), pois oferece melhor reprodução de cores dos alimentos e maior sensação de limpeza.A Segunda é a iluminação funcional, direcionada para áreas de trabalho, como bancada, pia e fogão, utilizada por fitas de LED sob armários são excelentes aliadas. A temperatura ideal também assemelha da iluminação geral, pois precisa reproduzir a cor ideal dos alimentos.

Foto: Reprodução Pinterest

E por último a iluminação decorativa, feita através de pendentes sobre a ilha ou bancada trazendo charme e personalidade ao espaço. Podendo também ser utilizadas trilhos com spots. A temperatura da luz pode ser branco quente (entre 2500K e 3000K), é uma iluminação mais decorativa então pode ser mais pontual para nichos ou objetos.

Foto: Reprodução Pinterest
Foto: Reprodução Pinterest

Reforçando que as áreas que precisam estar bem iluminadas, para auxiliar na preparação dos alimentos é a bancada, isso inclui área de pia, fogão, área de mesa e ilha, garantido praticidade e funcionalidade, na imagem esquemática vocês conseguem identificar.

Pode parecer complicado… quando começa com números, luz quente, luz fria, vou compartilhar um esquema explicando os 3 tipos básicos de temperatura de cor da luz para melhor entendimento.
Se precisar de ajuda, procure um profissional ele vai orientar da melhor forma possível.


A iluminação quando bem distribuída, valoriza o ambiente, melhora a rotina e torna o espaço muito mais agradável.

Eliza Melo – Arquiteta e Urbanista

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *