Economia
Fluxo de visitantes em lojas físicas do Nordeste caíram 47,25% em março
Indicador traz dados de visitantes e de vendas em lojas e shopping centers
A quarentena do coronavírus impactou a economia e derrubou o fluxo de consumidores em lojas e shopping centers do Nordeste. Os dados são do Índice de Performance do Varejo (IPV), realizado em conjunto pela FX Retail Analytics e pela F360º, plataforma de gestão de varejo para franquias, pequenos e médios varejistas.
A região teve o segundo maior recuo, atrás apenas do Sul. No total, o número de consumidores das lojas físicas nordestinas caiu de -47,25% em relação a março de 2019 e -35,37% na comparação com fevereiro deste ano. Já em shopping centers, a queda foi de -38,04% e -37,48% nos mesmos períodos analisados.
É um desempenho similar ao da média nacional. No total, as lojas físicas do país tiveram queda de –46,38% no fluxo em março na comparação com o mesmo mês de 2019 e de -43,27% em relação a fevereiro de 2020. Já a movimentação dos shopping centers caiu 44,57% em março no comparativo com o ano anterior e -39,69% na análise com fevereiro. O acumulado do ano é de -15% para as lojas e -16,84% para os centros de compras.
O indicador também analisou o fluxo nacional entre lojas de rua e de shopping centers. Os pontos de venda em ruas tiveram uma queda de -35,26% em relação a março de 2019 e de -24,36% no comparativo com fevereiro, com acumulado de -15,56% no ano. As lojas de shopping centers sofreram mais: recuo de 50,08% em relação ao ano passado e de -48,79% comparado ao mesmo período anterior – o acumulado de 2020 é de -14,82%.
“A região Nordeste é a segunda com mais casos confirmados do coronavírus no país e, evidentemente, essa precaução se refletiu no fluxo de consumidores. Mesmo antes da quarentena já havia uma redução na aglomeração de pessoas em lojas e centros de compras da região”, explica Flávia Pini, CEO da FX Retail Analytics.