Cultura
Comitê Estadual de Cultura do RN promove oficina de prestação de contasAtividade será ministrada online com acesso gratuito.

FOTO: Divulgação
Cumprindo sua missão de promover a mobilização social e o fortalecimento das políticas culturais no estado, o Comitê Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte promove nesta terça-feira (25,) a oficina de Prestação de Contas com Iara Carvalho em formato online com acesso gratuito.
Formado por representantes da sociedade civil, o Comitê é uma instância consultiva e propositiva do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura que estimula a participação cidadã na construção e acompanhamento das políticas culturais em todo o país.
A oficina atividade vai apresentar orientações práticas para quem atua na produção cultural e precisa organizar, executar e prestar contas de seus projetos com segurança e tranquilidade. Uma oportunidade para tirar dúvidas, fortalecer habilidades e ampliar a autonomia na gestão cultural.
Iara Carvalho é escritora, pesquisadora, produtora e gestora cultural. É graduada em Letras e Mestra em Estudos da Linguagem, pela UFRN, e, atualmente, é pós-graduanda no curso de Gestão em Organizações do Terceiro Setor e Projetos Sociais. É uma das fundadoras do Casarão de Poesia, espaço cultural e biblioteca comunitária, referência potiguar em projetos socioculturais há 18 anos. Atua como parecerista em editais de cultura de âmbito estadual e nacional. Possui mais de 1.000 horas de qualificação certificada em gestão e produção cultural. Atualmente, exerce a função de Coordenadora Executiva do Comitê de Cultura do RN na região do Seridó.
A atividade é gratuita, aberta a todos os públicos e oferece certificado de participação. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário eletrônico disponível em: https://linktr.ee/comitedeculturadorn
Encontro Nacional
Fortalecendo as articulações políticas, o Comitê Estadual de Cultura do RN participou do Encontro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, realizado na última semana. Com o lema “A gente é da cultura, a cultura da gente”, o evento, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), reuniu mais de 5 mil pessoas em quatro dias de programação, com a participação de Agentes Territoriais de Cultura de todo o país, gestores públicos, equipes dos Escritórios Estaduais da Pasta e representantes da sociedade civil.
Para a secretária da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins, responsável pela coordenação do Programa, o Encontro marcou um momento histórico. “Ver todos os nossos agentes e comitês reunidos hoje, aqui em Brasília, é a prova viva de que o PNCC transformou a presença do Ministério da Cultura nos territórios. Construímos uma rede que alcança o Brasil profundo, valorizando saberes locais, fortalecendo vínculos e ampliando o acesso às políticas culturais onde antes elas não chegavam. É uma alegria enorme celebrar esse encontro e reconhecer a força coletiva que sustenta o Programa Nacional dos Comitês de Cultura”, celebrou.
O Coordenador Metodológico do Comitê Estadual de Cultura do RN, Felipe Nunis, destacou a importância política e formativa do encontro: “Foi um espaço fundamental de formação, articulação e fortalecimento da participação social na política cultural brasileira. Com oficinas, seminários e rodas de conversa, o encontro aprofundou debates sobre a territorialização das políticas culturais, lançou a Rede Nacional de Comunicadores Populares e reforçou o papel estratégico do PNCC na construção do Sistema Nacional de Cultura. Destaco a diversidade dos participantes, que representaram fortemente a cara do Brasil e os territórios onde as políticas públicas de cultura precisam chegar: populações indígenas, quilombolas, negras e LGBTQIAPN+.”
A programação contou com mesas temáticas, oficinas, rodas de conversa, grupos de trabalho e apresentações culturais, promovendo a troca de experiências e o planejamento de novas ações para o fortalecimento das políticas culturais no país.
O Comitê de Cultura do RN é coordenado pelo Grupo Facetas, Casarão da Poesia e Companhia Cultural Ciranduís, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.
