Connect with us

Cultura

Cineclube Natal realiza Mostra de Horror Cinematográfico Limiar na Biblioteca Câmara Cascudo

Publicado

Evento gratuito acontece na próxima sexta, 31 de outubro, com exibições, palestra, exposição de artes visuais e discotecagem

Foto: Divulgação Cineclube Natal

O Cineclube Natal realiza, na próxima sexta-feira (31), uma noite de imersão nas fronteiras entre o cotidiano e o fantástico com a Mostra de Horror Cinematográfico Limiar, a partir das 17h, na Biblioteca Câmara Cascudo. Retomando o sucesso das mostras de horror realizadas em 2023 e 2024, e para celebrar seus 20 anos, completados em maio de 2025, o Cineclube propõe uma verdadeira “virada cultural” na biblioteca, articulando palestra, exibição de filmes, exposição de artes visuais e experiências sonoras. O evento é gratuito e aberto ao público.

“Nossa intervenção se apoia no conceito de liminaridade de Victor Turner, entendendo que, ao adentrar esse espaço, que pode ser o próprio bem cultural, a comemoração do Halloween ou a interação com os filmes, o indivíduo passa por um processo de ressignificação. Não apenas do horror enquanto forma de arte, mas também de si mesmo, atravessando uma experiência liminar em que as fronteiras da individualidade se dissolvem em prol de um sentimento de comunidade”, explica Hugo Braga, diretor da mostra e presidente  do Cineclube Natal. 

Para incrementar a curadoria de filmes proposta pelo Cineclube, o público contará com uma palestra do realizador Davi Revoredo sobre leis de incentivo à cultura e o cinema de gênero, com instalação do artista visual Tuti, e com discotecagem do DJ Desktop Is, em uma experiência imersiva que une cinema e música.

Após a palestra e a abertura da exposição, a mostra começa com a seleção de curtas de horror nacionais Gabinete do Limiar, que destaca produções independentes, celebrando a vitalidade da cena audiovisual brasileira e potiguar. Os curtas serão seguidos da exibição do longa-metragem Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos, de Benjamin Christensen, documentário que explora as origens da feitiçaria e do satanismo desde a antiguidade até os tempos modernos, misturando imagens reais com encenações ao longo de sete capítulos. A exibição de Häxan, que é um filme mudo, será acompanhada da discotecagem do DJ Desktop Is.

Além das atividades presenciais, será lançado um zine digital sobre cinema de horror produzido pelo Cineclube Natal. A programação começa às 17h e a Biblioteca Câmara Cascudo fica localizada à Rua Potengi, 535, no bairro de Petrópolis.

Mostra Limiar de Horror Cinematográfico – Programação:

  • Palestra – Leis de incentivo à cultura e o cinema de gênero
    Com Davi Revoredo, o encontro abre a noite com um espaço de diálogo entre criadores locais e convidados, refletindo sobre os desafios e possibilidades da produção audiovisual de gênero no Nordeste.
  •  Abertura da Exposição Medos Escondidos no Cotidiano – Instalação de Tuti
    A artista visual Tuti apresenta uma instalação que dialoga com a atmosfera do horror, expandindo o campo de sensações para além da tela.
  • Mostra “Gabinete do Limiar”, Curtas de Horror Nacionais
    Com curadoria de Marcela Freire e Igor Gomes, a seleção destaca produções independentes, celebrando a vitalidade da cena audiovisual local.
  • Cine Concerto “Sabá”, Exibição de longa-metragem com discotecagem
    Encerrando a noite, será exibido o clássico Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos (1922), de Benjamin Christensen, seguido de discotecagem com o DJ Desktop Is, em uma experiência imersiva que une cinema e música.

Serviço

O quê: Mostra de Horror Cinematográfico Limiar
Quando: Sexta-feira, 31 de outubro, a partir das 17h
Onde: Biblioteca Câmara Cascudo (Natal/RN)
Entrada: Gratuita
Realização: Cineclube Natal

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *