Connect with us

Cultura

Cineclube Natal abre exposição de seu Acervo Audiovisual no Mercado de Petrópolis

Publicado

Entidade catalogou materiais recebidos em doação e garimpados durante seus 20 anos com recursos da Lei Paulo Gustavo Estadual

FOTO: Divulgação

O Cineclube Natal realiza, no próximo sábado (18), a abertura de sua mais extensa exposição: seu Acervo Audiovisual, fruto do mapeamento e catalogação de mídias e documentos coletados e recebidos em seus 20 anos. A entidade existe desde maio de 2005 e, a partir de agora, conta com uma espécie de museu dedicado ao cinema, com objetos que vão de fitas, DVDs e Blu-rays a catálogos de festivais de cinema do Rio Grande do Norte. A reabertura acontece a partir das 9h, no box 51 do Mercado de Petrópolis.

“Antes de um museu, somos colecionadores. Colecionadores que compartilham o prazer de ver, tocar e lembrar. Cada mídia guarda não só um filme, mas a história de quem acreditou na importância de preservar. Há um afeto profundo nesse gesto — o de não conseguir se desvincular daquilo que se ama”, explica Hugo Braga, presidente do Cineclube Natal e membro da equipe do projeto, aprovado pela Lei Paulo Gustavo Estadual em 2024.

Da ideia inicial de organizar os materiais que o Cineclube foi juntando ao longo dos anos surgiu a possibilidade de selecionar, descartar o que não funcionava mais e fazer, do que estivesse em bom estado de conservação, um Acervo Audiovisual. E isso foi possibilitado pelo financiamento oferecido por um edital da Lei Paulo Gustavo Estadual. Após a aprovação do projeto, o trabalho envolveu várias etapas: mapear, selecionar, descartar e catalogar todos os objetos. O trabalho foi concluído em setembro deste ano.

“O que começou como um gesto simples, quase doméstico, logo se transformou em algo maior: uma tentativa de preservar não apenas os objetos, mas também as histórias e os vínculos que eles carregavam. Sem intenção inicial de se tornar um arquivo, o acervo foi se formando aos poucos, movido pela necessidade e pela vontade de cuidar. Em cada tarde dedicada à organização, algo bonito acontecia: o espaço deixava de ser apenas um depósito de mídias e passava a ser um lugar de encontro, de trocas e de memória”, explica Hugo.

É esse espaço de memória e conservação que será aberto ao público. No último sábado (11), a entidade mostrou a exposição para um grupo de adolescentes de uma Unidade de Acolhimento Institucional da Prefeitura do Natal. Os jovens tiveram contato com objetos que já nem fazem mais parte da vida contemporânea, como rolos de filme, fitas VHS e projetores antigos. Também assistiram a um curta-metragem potiguar.

“Ficamos muito felizes com a presença dos adolescentes. Este espaço é coletivo, e tentamos mantê-lo justamente para mostrar às pessoas esses objetos que guardam tantas histórias, sonhos e fantasias”, reflete Gianfranco Marchi, do Cineclube Natal, que está na entidade há quase 20 anos. Segundo ele, grande parte da missão do Cineclube Natal se tornou a preservação da memória do Cinema, cuja vasta história é contada por meio desses objetos adquiridos ao longo dos anos. “É uma cápsula do tempo para as gerações futuras”, resume.

A partir do próximo sábado, o Acervo Audiovisual do Cineclube Natal estará aberto à comunidade no box 51 do Mercado de Petrópolis, da forma como os cinéfilos têm se reunido no espaço nos últimos anos: com um bolinho e café para acompanhar o bate-papo.

Serviço:

Lançamento do Acervo Audiovisual do Cineclube Natal no Mercado de Petrópolis

Data: 18 de outubro de 2025

Horário: 9h às 12h

Local: Box 51 do Mercado Cultural de Petrópolis – Av. Hermes da Fonseca, 804 – Petrópolis – Natal

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *