Connect with us

Sociedade

Casamento com girassóis plantados pelos noivos encanta o Brasil

Publicado

História inspira lições sobre amor, tempo e escolhas

Foto: Cedida

Van Gogh, que viveu entre delírios e instantes de lucidez, decifrou o amarelo apresentando ao mundo declarações de amor à vida. Para ele, o amarelo era a cor da sobrevivência e da permanência. Ao pintar girassóis em seus dias mais instáveis, enxergava na planta o significado de amizade, cuidado e conexão.
Para o casal capixaba Lívia Ambrozim e Vagner Beltrame, o girassol também virou linguagem. Quando decidiram se casar, escolheram plantar, com as próprias mãos, as flores que usariam na decoração da cerimônia. Isso mesmo: plantar.

Foto: Cedida

O cultivo começou no fim de fevereiro de 2025. Foram três etapas, planejadas para garantir que os girassóis estivessem floridos no dia mais especial de suas vidas. As primeiras sementes foram plantadas com 70 dias de antecedência; as demais, com 60 e 55. As mudas cresceram em dois sítios: no da família de Lívia, onde aconteceu o casamento, as plantas permaneceram na terra, compondo a paisagem das fotos. No sítio da família de Vagner, foram cultivados os girassóis que seriam colhidos para os arranjos.
“A gente terceiriza tudo hoje em dia. É mais fácil pagar. Mas o resultado de fazer com as próprias mãos… é outra coisa”, reflete Lívia. Ela conta que a ideia surgiu de uma pergunta simples: como queriam viver aquele momento? Antes mesmo de decidir plantar, havia uma certeza: teria que haver flor amarela.

Foto: Cedida

O amarelo, afinal, já fazia parte da história do casal desde o início do relacionamento. Tudo começou com uma rosa amarela, retirada do banheiro de um casamento, que Lívia entregou a Vagner. Depois disso, flores encontradas em caminhadas viraram gestos de afeto: pétalas atrás da orelha, buquês improvisados, presentes espontâneos — sempre em tons de amarelo. Eles se conheceram em 2018, durante o carnaval de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia. Lívia, que é dentista, foi convidada por um paciente, Kleber, que ofereceu a viagem como forma de pagar uma dívida por procedimentos odontológicos. O detalhe curioso? Kleber era o melhor amigo de Vagner. E foi nessa excursão que os dois se viram pela primeira vez. A conexão foi imediata. Começaram a namorar pouco tempo depois.
Quando compartilharam a história do plantio nas redes sociais, não imaginavam a repercussão. Lívia conta que internautas começaram a dividir seus relatos. “Recebi mensagens de gente que plantou girassóis em terrenos baldios, o que fez as pessoas deixarem de jogar lixo. Outras pessoas fizeram essa mesma ideia para aniversário de filho. Teve uma moça que contou que o pai fez o mesmo há 20 anos atrás no casamento dela”, lembra. O vídeo que ela publicou em seu perfil ultrapassa 700 mil visualizações.
A decisão do casal chama atenção por escolherem o afeto, a presença, o valor do tempo partilhado. Em um mundo de soluções prontas, Lívia e Vagner optaram pelo caminho mais bonito. “O girassol foi uma forma de a gente mostrar para o mundo o nosso amor. Hoje eu tenho uma visão completamente diferente de casamento, de união, de formação de família”, diz a dentista.

Foto: Cedida

Amarelo é uma cor que dificilmente passa despercebida. Assim como o amor deles. Viver um amor envolto em girassóis é, talvez, a mais bela forma de ver a vida te amando de volta. Em tempos de pressa, que honra é estar viva para ver a serenidade de quem escolhe cultivar o amor com as próprias mãos.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *