Cultura
CAIXA CULTURAL COMPLETA 45 ANOS DE HISTÓRIA
Há quase meio século, banco investe em artistas e projetos que conectam e celebram as culturas brasileiras
A CAIXA Cultural completa, no dia 12 de agosto, 45 anos de história conectando e celebrando as culturas brasileiras. Fundada em Brasília em agosto de 1980, a instituição conta com sete unidades espalhadas pelo país, em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza, e planeja sua expansão para mais duas capitais.
Para Celmar Batista da Silva, gerente nacional de Promoção e Cultura da CAIXA, “a história da CAIXA Cultural com os brasileiros tem sido construída com solidez ao longo desses 45 anos, apoiando todas as culturas brasileiras e sempre convidando os visitantes a vivenciar a arte e culturar com a gente”.
Histórico
A CAIXA Cultural surgiu a partir de um movimento de desenvolver atividades de preservação de acervo museológico e de encomendar obras de arte a renomados artistas brasileiros para ilustrar bilhetes de loteria dos sorteios comemorativos. A primeira unidade foi inaugurada em Brasília, em 12 de agosto de 1980, no prédio anexo à Matriz da CAIXA. À época conhecido como Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, o espaço era composto por um museu, uma biblioteca, uma pinacoteca e um auditório, e tinha como finalidade preservar e divulgar o patrimônio artístico e histórico da CAIXA por meio de exposições e eventos culturais.
Ainda na década de 1980, a CAIXA passou a incentivar a ocupação de suas agências e prédios administrativos com obras de arte, peças de teatro, cantatas de Natal, entre outras atividades, muitas das vezes protagonizadas pelos próprios funcionários da instituição. Estas iniciativas se consolidaram com a incorporação pela CAIXA do patrimônio do Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1986, e a instalação definitiva de dois Conjuntos Culturais da CAIXA em antigos edifícios do extinto banco em 1989, no Rio de Janeiro (Teatro Nelson Rodrigues) e em Curitiba (Edifício Sede II). A década de 1980 terminaria com a inauguração do Museu da CAIXA no histórico Edifício Sé, no centro de São Paulo, em 29 de agosto de 1989, embrião do futuro Conjunto Cultural da CAIXA em São Paulo.
Na década de 1990, a CAIXA decidiu iniciar a reforma do edifício que abrigou a antiga Casa de Orações dos Jesuítas em Salvador, datado do final do século XVII. O projeto resultou na inauguração da primeira unidade do Conjunto Cultural da CAIXA na região Nordeste, em 22 de outubro de 1999.
Em 2005, os conjuntos culturais foram renomeados para CAIXA Cultural e, no ano seguinte, o banco anunciou a aquisição de mais um edifício histórico: o Edifício Arnaldo Dubex, de 1912, localizado na Praça do Marco Zero, em Recife, destinado à futura sede da CAIXA Cultural na capital pernambucana. A expansão continuou em 2012, com a inauguração de duas novas unidades: a CAIXA Cultural Recife, em 15 de maio, e a CAIXA Cultural Fortaleza, em 1º de junho, instalada no prédio da antiga Alfândega do Porto, datado de 1891.
Ao longo desse quase meio século de história, a CAIXA Cultural consolidou-se como um dos principais fomentadores da arte no Brasil. O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira é hoje um dos maiores realizadores de ações de mediação cultural, de arte-educação e de educação patrimonial pelo Brasil. Em 2023, a CAIXA retomou o modelo de seleção pública para os projetos culturais que são patrocinados para ocupação dos seus espaços culturais. Desde então, estima-se que a operação da CAIXA Cultural gera mais de 10 mil empregos diretos ou indiretos por ano. Desde 2022, após a pandemia do COVID, quase 2 milhões de pessoas já passaram pelos espaços da CAIXA Cultural.
Hoje, com quase 50 espaços ativos em suas unidades – entre teatros, salas de cinema, galerias e espaços para atividades de arte-educação –, a CAIXA Cultural continua a contribuir significativamente para a diversidade artística e cultural do país, mantendo viva a memória e promovendo o acesso democrático à arte.
Futuro da CAIXA Cultural
O processo Seleção CAIXA Cultural – Programação 2026/2027 está em andamento e vai garantir o investimento de R$ 120 milhões na seleção de projetos que irão compor a agenda de suas unidades entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027. Os eventos serão nos segmentos de artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências, além de festivais de dança, música ou teatro.
Em outubro desse ano, a CAIXA inaugura um novo espaço cultural em Belém, como parte das ações do banco na COP30. Há ainda a previsão da abertura de uma nova unidade em São Luís.
