Entretenimento
Banda Cantocalismo celebra 30 anos em um reencontro especial no Teatro Riachuelo
Nascida em 1985, a Banda Cantocalismo, marcou a época de uma geração dos anos 80. Lançou seu primeiro LP em 1988. Fez shows em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Deixando sua marca nos primórdios do Pop-rock natalense. Época de performances memoráveis no Bar do Buraco em Ponta Negra, Palácio dos Esportes, no Teatro Alberto Maranhão, Festa do Boi e Festivais. O grupo se desfez em meados dos anos 90 quando cada integrante começou a seguir o seu próprio rumo, inclusive internacional. A Banda formada pelo quarteto Cacau Vasconcelos (voz), Roberto Taufic (guitarra), Aluízio (Dí Brito) (baixo) e Ginho (bateria), figurou uma das mais queridas do público nos anos 80. Em 2013 o Grupo subiu ao palco novamente para amenizar a saudade, em uma apresentação única. 09 anos depois, a Banda CANTOCALISMO, sobe ao palco do Teatro Riachuelo, nesta quinta-feira, 10 de novembro, para mais uma apresentação especial. O show, que está com ingressos gratuitos esgotados, contará com as participações especiais da Banda Grafith, Pedro Mendes, Sueldo Soaress e Babal.
A direção artística ficará por conta de João Marcelino, parceiro de longas datas do Cantocalismo – “ Trinta e cinco anos depois sou tomado pelo mesmo frisson que me moveu a criar a arte do Show Cantocalismo, a convite dos quatro jovens amigos, em 1987. No Teatro Riachuelo celebraremos essa rica trajetória, esse tempo tão significativo para a Banda e para a música potiguar, atualizando o contexto e fazendo uso de novas tecnologias da cena para contar essa história. Vídeos criados especialmente para o show estamparão um grande painel de led em cada canção, dando um clima de vídeo clipe e movimento ao espetáculo, dialogando com uma incrível iluminação e assim compondo o nosso espaço cenográfico. Será um show histórico para os fãs, novos admiradores e para reencontrar os amigos e amigas na ‘Festa da Lua na Cidade do Sol’, como diz a célebre canção ‘Poema pra Lua’ que até hoje nos embala!”, destaca João. Outra parceira nostálgica acontece entre o cineasta Carito Cavalcanti e a Banda, onde Carito produzirá um videodocumentário do show.
Cacau, integrante da banda original destacou a alegria desse reencontro: “O show irá festejar 30 anos da banda, daqueles “meninos” cheios de sonhos, entusiasmo, projetos, que na década dos anos 80 viu tudo isso virar realidade trilhando uma linda trajetória musical!”. Ginho, completa: “Será uma nova oportunidade de tocarmos novamente com artistas Babal, Sueldo, Pedrinho e a Banda Grafith. Será uma festa de agradecimento a muitos que nos apoiaram”.
O show terá a direção musical dos irmãos Roberto Taufic e Eduardo Taufic, que falou da alegria de estar integrando o show: “Estar ao lado dos integrantes originais da banda Cantocalismo é, antes de qualquer coisa, uma situação muito familiar. Cresci vendo a música deles ecoando nos quatro cantos da minha casa, quando tinha apenas 8 anos, porque era ali que eles ensaiavam os primeiros versos de grandes sucessos que embalaram a cena do rock-pop potiguar nos anos 80/90. Então sempre foi uma referência e influência direta na minha vida musical vivenciar de perto o cotidiano de uma das maiores bandas da época e que ainda soa divinamente nas atualidades apesar de muitos anos sem atuar. E nesse desejo de mostrar que a banda ainda pode surpreender que a gente volta aos palcos para uma celebração e um belo passeio musical pela década de ouro da banda. Dessa vez, me sinto de corpo e alma inserido no processo de produção musical juntamente com esses irmãos e ídolos que estão me dando essa honrosa oportunidade de subir no palco com eles, depois de mais de trinta anos, mas com a mesma energia e vontade de fazer música da mais alta qualidade, coisa que sempre fizeram.Uma novidade é que a banda vem com um Single novo, que será lançado nas plataformas digitais em breve e que tive o prazer de produzir. Enfim, estamos preparando uma noite especialíssima onde artistas e público se encontrarão para reviver esses momentos que marcaram época.”
E sobre o novo single, Roberto destacou: “A música ‘QUERO VOCÊ PRA MIM’ nasceu durante uma das minhas caminhadas matutinas em ponta negra em 2019… Gravei no celular a melodia, enquanto as ideias brotavam, para não esquecer e assim que cheguei em casa fiz a letra… É uma canção romântica, tipo paquera de verão ambientada na praia… Ela tem uma pegada roqueira e uma melodia que fica na cabeça! Espero que todos curtam essa nova canção e que compareçam ao show.”
Com o objetivo de incentivar novos talentos potiguares, os integrantes da banda realizaram nesta segunda-feira (07) um bate papo com alunos da escola municipal Vereador José Sotero, em Igapó. Nesse encontro, eles tiveram a oportunidade de dialogar sobre temas relacionados a música produzida na cidade, profissionalização, perspectivas da produção cultural etc. Os alunos da escola receberam convites para apreciar o show no Teatro Riachuelo.
O projeto CANTOCALISMO tem o patrocínio da Prefeitura do Natal, através do Programa Djalma Maranhão, Golden Tulip e apoio do SEBRAE – RN. A produção é assinada pelas produtoras BOBOX Produções e Tayó Produções.
SERVIÇO
Banda Cantocalismo
Dia 10 de novembro, às 20h, no Teatro Riachuelo
INGRESSOS GRATUITOS ESGOTADOS
* A apresentação do show é gratuita, mas o projeto realiza e sugere uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados à Casa Durval Paiva.