Connect with us

Turismo

ABIH debate drenagem de águas pluviais em obra de engorda de Ponta Negra com secretários e setor hoteleiro

Publicado

Foto: ABIH-RN

Na tarde desta segunda-feira (07), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) promoveu uma reunião estratégica em sua sede, reunindo representantes do poder público e do setor hoteleiro para debater as iniciativas em andamento visando conter os alagamentos na região da obra de engorda da praia de Ponta Negra.

O encontro, mediado pelo presidente da ABIH-RN, Edmar Gadelha, e contou com a presença dos secretários municipais de Turismo (Setur), Sanclair Solon; de Infraestrutura (Seinfra), Shirley Cavalcanti; Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, e o titular e adjunto de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae), Arthur Dutra e Ítalo Mitre Alves, além do vereador Fúlvio Mafaldo..
Em sua fala inicial, Gadelha destacou a importância da colaboração entre o setor público e a iniciativa privada para resolver o problema, que impacta diretamente a imagem e a economia do turismo local.
“Reconhecemos o empenho da Prefeitura e dos secretários em buscar soluções, ainda que os resultados não sejam imediatos. A hotelaria de Natal, que concentra 70% de sua estrutura em Ponta Negra e Via Costeira, tem um papel fundamental nesse processo, uma vez que o setor responde por 35% do PIB do estado. Precisamos evitar qualquer impacto negativo que possa afetar essa importante cadeia produtiva”, afirmou.

Ações em andamento e desafios

O secretário de Turismo de Natal, Sanclair Solon, informou que um grupo de trabalho foi criado para desenvolver medidas de requalificação e revitalização da orla, visando minimizar os transtornos causados pelos alagamentos. Já o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, que também participou do encontro, explicou os detalhes técnicos da obra de engorda e as críticas relacionadas ao banho de mar. “Qualquer aterro hidráulico segue esse padrão inicial, mas a tendência é que a situação se normalize com o tempo”, esclareceu.

Shirley Cavalcanti, secretária de Infraestrutura, ressaltou que a obra de engorda era necessária, mas reconheceu a existência de um gargalo na drenagem pós-intervenção. “O sistema de drenagem atual foi projetado antes do aterro, e agora precisamos realinhá-lo. O prefeito Paulinho Freire nos deu total apoio para resolver essa questão, e assim que tivermos o projeto finalizado, apresentaremos à categoria hoteleira”, afirmou.

Complementando as discussões, Arthur Dutra, secretário de Concessões e Parcerias, enfatizou a importância da integração entre as pastas para garantir uma solução eficiente, não apenas na drenagem, mas também no paisagismo e urbanização da orla. “Estamos trabalhando de forma alinhada com as demais secretarias para entregar uma proposta que atenda às expectativas do setor e da população”, concluiu.
O diálogo entre os envolvidos demonstra um esforço conjunto para resolver os desafios da obra, assegurando que Ponta Negra continue a ser um dos principais cartões-postais do turismo potiguar. Novas reuniões devem ser agendadas para acompanhar a evolução das medidas.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *