Saúde
Saiba por que a musculação é aliada do emagrecimento saudável
Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre a eficácia da musculação no processo de emagrecimento, e um dos motivos é o fato de a prática estar bastante ligada culturalmente à hipertrofia. Mas a verdade é que os exercícios de força são essenciais para a perda de peso saudável.
De acordo com o profissional de Educação Física Wesley Pinheiro, professor da academia Pulse, a musculação vai determinar como o aluno vai emagrecer e garantir que a mudança seja sustentável. “O processo de emagrecimento é crônico, precisa estar alinhado com uma alimentação saudável, e a musculação entra como um complemento”, explica.
“A musculação aumenta a consumo de açúcar pelos músculos e torna nosso metabolismo mais eficiente”, continua o professor. “Ela é muito importante porque à medida em que vamos perdendo gordura, nosso metabolismo tende a ficar mais lento, contrabalanceando o ajuste do nosso corpo ao processo”.
Outro fator, de acordo com Wesley, é como emagrecer. “É bastante comum que pessoas que fazem dieta restritiva e apenas exercícios aeróbicos desenvolvam flacidez acentuada, justamente porque o processo também diminui a massa muscular, quando esta não é estimulada”, diz. Neste sentido, a musculação garante que não ocorra o famoso “efeito sanfona”.
O profissional recomenda que a musculação seja realizada intercalando com exercícios aeróbicos em geral, não importando qual seja, desde que haja continuidade a longo prazo. “O mais importante é a aderência”, destaca.
Sobre a suposta diferença entre exercícios para quem quer emagrecer ou hipertrofiar, Wesley afirma que é um mito. “O treino de musculação garante desenvolvimento muscular de uma maneira geral”, orienta. “O que vai determinar o sucesso no processo é o déficit calórico sustentável, que deve ser gerado por uma alimentação adequada somada aos treinos”.
Por fim, o professor lembra que o acompanhamento profissional garante que a execução do treino seja adequada ao aluno. “Nem todo mundo está apto a fazer todos os exercícios, porque normalmente temos encurtamentos musculares que alteram nossa capacidade de movimento, o que não permite que eles sejam realizados corretamente”, pondera. “A consequência é o possível surgimento de dores e a falta de resultados, portanto é imprescindível uma avaliação e o acompanhamento dos treinos”.