Educação
Em Natal, milhares vão as ruas contra cortes na educação
Em todos os estados, milhares de brasileiros saíram as ruas e manifestaram repúdio ao corte de 30% no orçamento das universidades federais.
Na quarta-feira (15), as ruas do Brasil foram tomadas por estudantes, professores e trabalhadores de escolas e universidades além de diversos movimentos sociais, por conta do Dia Nacional de Greve na Educação, em protesto contra os cortes anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) para o setor.
Em Natal milhares de pessoas se concentraram em frente ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRN) com cartazes, faixas e palavras de protesto contra os cortes na educação. Em seguida, os manifestantes tomaram as duas faixas da avenida Senador Salgado Filho e caminharam até as imediações do Shopping Via direta.
Segundo a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desde o período da ditadura sua geração luta por um país melhor e por uma educação publica de qualidade. “Tem sido assim a nossa trajetória e nós não vamos desistir não vamos sair das ruas. Continuaremos lutando por uma educação pública, gratuita e de qualidade” afirmou Socorro.
Entenda a questão
No último dia 30 de abril, Abraham Weintraub, ministro da Educação, anunciou cortes de 30% em todos os níveis da educação. Nas universidades federais, o governo bloqueará 30% do orçamento previsto para pagamento de dívidas não obrigatórias, como trabalhadores terceirizados, obra, compra de equipamentos, água, luz e internet.
Além disso, os manifestantes protestaram contra as declarações polêmicas do ministro Abraham, que associou o corte a atos de “balbúrdia”