Educação
Conheça o projeto English to Trans-Form
O projeto English to Trans-Form começou em 2015, com a iniciativa do Paolo Capistrano, ou melhor Paola Di Verona. O curso de inglês é voltado para o público LGBTQIA+ que, até a participação do fundador como Paola Di Verona, na série “Nasce uma Rainha”, da Netflix, não possuía tanta visibilidade.
“Sou professor de inglês há cerca de 16 anos e, em 2015, trabalhava em uma escola de inglês, mas acompanhava muito as ativistas trans que relatavam a falta de espaço para as pessoas trans e travestis na escola. Pelo fato de muitas não terem seus nomes sociais respeitados, de muitas não sentirem que a escola é um ambiente seguro e, analisando o contexto, que eu estava, eu me dei conta que não havia tido uma aluna ou aluno transexual. Comecei a pensar no que eu poderia mudar para resolver essa situação sem invadir o espaço e sem roubar protagonismo na luta. Eu sou um homem gay cisgênero e muito ciente dos meus privilégios, então pensei de que forma eu poderia usá-los para mudar esse cenário’’, afirma Paolo Capistrano que convidou sua amiga Marcela Polo para colocar a ideia em prática.
Os cursos são gratuitos e com foco na população trans e travesti. O objetivo do curso é ensinar a Língua Inglesa e usá-la como ferramenta de comunicação prática para preparar alunas (os) às oportunidades profissionais e pessoais.
“Um ponto importante para dizer sobre o English to Trans-Form é que a gente usa um material próprio. Isso porque os materiais de ensino não trazem representatividade de identidade de gêneros diferentes, de orientações sexuais distintas. Então, como é que você quer que seu aluno aprenda se eles não se veem representados no material utilizado? A ideia sempre foi oferecer um curso de inglês gratuito, aberto para todas, todos e todes as pessoas, mas priorizando transexuais, travestis e pessoas negras, independente da identidade de gênero social, com o material próprio em um ambiente acolhedor, onde eles se sentissem respeitados. A ideia, de fato, era capacitar essas pessoas para que elas pudessem atuar no mercado de trabalho”, enfatiza Paolo.
O canal do YouTube conta com várias aulas ensinando o passo-a-passo para falar inglês. Eles já atingiram 453 inscritos e tem mais de 3.145 visualizações no canal. O programa dura quatro semestres e inclui práticas escritas, orais, gramática e vocabulário, com dois módulos básicos e dois pré-intermediários. A ênfase é no preparo para entrevistas de emprego no comércio e serviço.
É importante ressaltar que é uma pessoa diferente apresentando a cada aula dada. Isso, portanto, desperta curiosidade e o interesse de o aluno aprender inglês de uma forma diferente, sem as dinâmicas tradicionais usadas na sala de aula que, em algum momento, você já presenciou em cursinhos. Algumas live-aulas são feitas com pessoas de países diferentes, como o Brasil, Espanha e México.
O curso fez tanto sucesso que o número de inscrições foi equivalente a 1.200 matrículas apenas em agosto de 2020. Há também um intensivo de redação para o Enem e Vestibulares dentro do curso, com aulas voltadas para o público LGBT que irá prestar vestibular em janeiro de 2021. O início desse intensivo foi no dia 20 de julho, sendo totalmente on-line e gratuito. Desde 2018 também estão sendo ofertadas aulas de Espanhol e Português para estrangeiros, não ficando apenas na Língua Inglesa. Atualmente, as aulas são gravadas e acontecem no Galpão da Casa 1 e no Centro de Referência e Defesa da Diversidade.
1 Comment