Trabalho
Profissões: Você conhece a Optometria?
Certamente você pouco ouviu falar ou nunca sequer soube algo da profissão de optometrista e o Elo Jornal foi descobrir mais sobre esse trabalho da área da saúde não médica
De acordo com o dicionário Oxford Languages, a Optometria é a técnica ou prática profissional que, pelo exame do olho, diagnostica falhas de refração (como astigmatismo, miopia, hipermetropia) e prescreve lentes e/ou exercícios apropriados, sem aplicação de drogas ou tratamentos cirúrgicos. Isso quer dizer que o profissional da área é aquele quem faz a avaliação funcional da visão.
De acordo com a Revista Opto, do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), apresenta dados da profissão pelo mundo e afirma que é reconhecida e fomentada ainda, notoriamente, por organizações mundiais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). E que a OMS preconiza que “a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo”.
Formação
Ainda de acordo com o CBOO, a formação em Optometria é uma graduação com duração de 5 anos, voltada ao estudo de todo o sistema visual com matérias exclusivas vinculadas ao globo ocular e seus anexos. A graduação é autorizada e chancelada pelo Ministério da Educação. A grade curricular é composta por disciplinas como biologia, química, física óptica, anatomia, patologia, neurologia e ergonomia.
Há ainda cursos tecnológicos com duração entre dois e três anos. Além de aperfeiçoamento em segmentos, Optometria pediátrica, geriátrica, desportiva, pós-graduação em ortóptica – que atua nos transtornos de motilidade ocular (movimento dos olhos), e a especialização em optometria comportamental, que analisa o sistema visual como um todo e a influência das deficiências na personalidade e relacionamentos interpessoais do portador.
Atuação Profissional
O Optometrista pode atuar de forma individual ou em equipe multidisciplinar em clínicas, hospitais, consultórios, centros de reabilitação ou programas de educação visual.
Danielly da Silva Pereira, de Parnamirim, município da região metropolitana de Natal/RN, resolveu se qualificar como Optometrista. “Meu interesse pela Optometria já é de muito tempo, trabalho como consultora óptica há 22 anos e amo o que faço. Então comecei a ler sobre a profissão e vi que era realmente o que eu queria pra minha vida”, explica Danielly.
Além de proporcionar um atendimento mais qualificado e especializado para seus clientes. Danielly explica que o conhecimento científico sobre a visão e a vista possa contribuir para mais qualidade de visão das pessoas.
Para Danielly, a profissão traz muitas satisfações, especialmente auxiliar as pessoas a terem uma qualidade de visão melhor. “Você consegue ver no semblante do paciente que ele está satisfeito quando está conseguindo enxergar, é satisfatório, ou uma criança que nunca enxergou direito e quando coloca os óculos de prova fica deslumbrada com o que está enxergando, então mesmo ainda sendo estudante de optometria, é maravilhoso”, relata a futura Optometrista.
“O conselho que dou para você que deseja ser um profissional em Optometria, é que você tem que amar a profissão e estudar muito, para você fazer a diferença no mercado e se destacar por seus conhecimentos e habilidades em detectar um erro refrativo com precisão”, conclui Danielly da Silva.