Esporte
A goleada do Dortmund no Schalke e as novidades do futebol alemão
O futebol alemão voltou nesta manhã e o Borussia Dortmund goleou o Schalke 04, em casa, por 4 a 0. Fora o baile, deu para ver várias mudanças que esse “novo futebol” pós-quarentena está trazendo.
No jogo, os atletas do Dortmund nem pareciam ter ficado 66 dias “parados”. Raphaël Guerreiro, com 2 gols, e Haaland, com um gol e uma assistência para Hazard, comandaram a partida.
Nessa enxurrada de gols, destacaram-se, também, as comemorações a distância. Jogadores não se abraçaram, como de costume.
O bom desempenho começou a cair após o quarto gol, principalmente o físico — o que já era esperado pelos preparadores e fisiologistas. Alguns jogadores mostraram sentir um maior desgaste na última etapa, mas os clubes só usaram quatro das cinco substituições, agora permitidas.
Ainda que a defesa do Schalke tenha falhado bastante — principalmente o goleiro Schubert — , deu para notar a seriedade e o foco dos aurinegros para seguir buscando o título.
O Borussia está a um ponto do líder, Bayern de Munique, que joga amanhã. O RB Leipzig começa a correr por fora da disputa, após ter empatado por 1 a 1 com o Freiburg, hoje cedo.
Além do já citado, outras diferenças foram notadas. O futebol alemão tenta fazer exemplo para o resto do mundo com um seríssimo protocolo de segurança aplicado pela Bundesliga.
O contato físico só aconteceu com bola rolando. Sem cumprimentos entre jogadores, distanciamento no banco de reservas, redução da comissão técnica na beirada do campo e apenas pouco mais de 300 funcionários atuando no local.
As 80 mil cadeiras que sempre se preenchem no Westfalenstadion, não influenciaram no resultado, mas, curiosamente, os jogadores repetiram o gesto de agradecer a ausente “muralha amarela” após o final do jogo.
Ainda resta observar o caminhar dessa e das próximas rodadas para ver de que forma o futebol e seus elementos irão se comportar nesse momento novo e adverso.
Aproveite isso, fique em casa e assista a Bundesliga.