Connect with us

Sociedade

Arena vira cenário de mega simulação com “feridos graves” e ação integrada de equipes de emergência

Publicado

 A Casa de Apostas Arena das Dunas sediou e participou, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, de um Simulado Operacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas. A atividade, que contou com uma semana de planejamento, marcou a etapa final do Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar e reuniu ainda a Polícia Militar, STTU, SAMU e diversas agências de segurança e emergência. O objetivo foi testar a capacidade técnica dos participantes, além de aprimorar a integração, a comunicação e a resposta conjunta das equipes diante de um cenário de alta complexidade.

    Os exercícios simularam ocorrências realistas e de alto risco: um confronto entre torcidas organizadas nas imediações do estádio, que resultou em um acidente veicular e múltiplas vítimas por agressões físicas. A dinâmica do cenário reforçou a importância do planejamento de segurança para eventos de grande público, como partidas de futebol, que podem, eventualmente, gerar situações críticas e demandar respostas rápidas e coordenadas.

    Segundo Daniel Pereira, Coordenador Operação da Arena, a atuação das equipes internas foi decisiva para o êxito do treinamento. “Nossas equipes tiveram um papel fundamental. Desde a cadeia de comando e apoio logístico até a segurança patrimonial e de eventos, todos trabalharam para garantir o isolamento da área, orientar o público e controlar o acesso de curiosos. Os carregadores auxiliaram na balizagem e no fluxo de pessoas, cooperando com a Secretaria de Mobilidade Urbana no controle de tráfego e nas rotas de evacuação. Também orientamos o posicionamento das ambulâncias para manter o fluxo adequado dos veículos de emergência e evitar obstruções. Além disso, preparamos e isolamos a área de pouso para o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, essencial ao transporte aeromédico de vítimas graves. Nossos Bombeiros Civis atuaram diretamente no atendimento e no deslocamento das vítimas”, destacou.

    A participação da Arena contou ainda com o apoio dos orientadores, que atuaram como figurantes, simulando um aglomerado de pessoas envolvidas no conflito e permitindo o treinamento tático da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Choque, na contenção e dispersão do tumulto.

    Para a Arena, a principal relevância do simulado está na integração e interoperabilidade entre as equipes internas e as instituições externas envolvidas na operação. O exercício possibilitou que o Centro de Controle de Operações acompanhasse, em tempo real, as informações táticas e operacionais, registrando procedimentos e monitorando as comunicações entre as agências com o apoio da Assessoria de Comunicação. Esses dados são fundamentais para a avaliação pós-ação e para o aprimoramento contínuo dos protocolos de segurança e emergência.

    Treinamentos como esse são essenciais para garantir que, diante de um incidente real, a transição entre a segurança de eventos e a resposta emergencial ocorra de forma rápida, eficiente e coordenada — preservando a vida do público e dos profissionais envolvidos.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *