Connect with us

Educação

Especialista explica como identificar os sintomas da ansiedade e apresenta estratégias para lidar com o nervosismo antes do Enem

Publicado

FOTO: freepik

À medida que se aproxima o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é comum que estudantes enfrentem sintomas de ansiedade e insegurança. Para muitos, esse período é marcado por uma pressão intensa e pela sensação de que o desempenho na prova pode definir o futuro. Moisés Braga, professor de Psicologia da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, explica como identificar os sinais de ansiedade e adotar estratégias mais saudáveis para lidar com esse momento.

Segundo o docente, os sintomas decorrentes de situações ansiosas são diversos e podem ser sutis ou bastante evidentes. “De um modo geral, para facilitar a identificação, podemos observar a partir de três perspectivas: comportamentais, emocionais ou fisiológicas. Por exemplo, nas comportamentais, perceber que está se alimentando além do que normalmente costuma, ou estar mais calado ou falante, mais agitado ou mais quieto. Podem também se apresentar como irritabilidade, impaciência, tristeza ou euforia, que são reações emocionais. Por fim, insônia, sono interrompido, náuseas, tontura, suor, tremores, dores de cabeça ou no corpo e fadiga são exemplos de reações fisiológicas”, explica.

Controlar esses sintomas, porém, não é tarefa fácil. “O ‘evento estressor’ se aproxima com o passar do tempo. Mas, normalmente, desenvolvemos estratégias ao longo da vida para lidar com situações desconfortáveis, e isso é bem particular. É importante destacar que nem sempre a estratégia que utilizamos é a melhor, mas sim a que é ou foi possível. Cabe identificar, reconhecer e avaliar. Parece simples, mas é uma tarefa muito difícil e, na maioria das vezes, precisamos de ajuda profissional, um psicólogo, no caso”, orienta o especialista.

Entre as estratégias mais comuns, descanso e lazer nas vésperas do Enem costumam ser recomendados, mas o especialista faz um alerta: “Essas estratégias são realmente auxílio para lidar com as situações ou são ‘fugas’, evitação ou até mesmo procrastinação?”, questiona.

O apoio de familiares e amigos também é fundamental nesse momento. “Evitar cobranças. A cobrança já existe para o candidato e é imposta por ele mesmo. Nada é pior que sermos cobrados por algo que já nos cobramos. Conhecendo a pessoa e a rotina, é possível pensar e encontrar maneiras de ajudá-la”, pontua.

No dia da prova, o professor lembra que manter a calma e o foco depende muito de cada indivíduo. “Entender que o que tinha que ser feito já foi feito e que o Enem é mais uma etapa e um desafio dentre tantos outros que surgirão ao longo da vida. É uma avaliação que pode mudar o rumo da vida, mas não é a sua vida. A vida não se resume a uma prova”, ressalta.

Por fim, o professor reforça a importância de buscar ajuda profissional sempre que houver sofrimento ou prejuízo na rotina. “Normalmente, digo que, se traz sofrimento e/ou prejuízo na rotina, seja da própria pessoa ou dos que convivem, é hora de buscar ajuda. Hoje temos muitas opções de acesso aos serviços de psicologia. A clínica-escola da UnP é uma das possibilidades, sempre com plantonistas para receber demandas. E, se houver a possibilidade de procurar um profissional de saúde mental devidamente registrado no conselho de classe, vá. A prevenção ainda é o melhor caminho”, conclui Moisés.

Aulão do Enem
Com foco em revisar os principais conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio, a UnP realiza o tradicional aulão solidário de revisão para o Enem. As inscrições seguem abertas no link www.even3.com.br/enemunp-641150/. No dia do evento, os candidatos devem doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade. O credenciamento terá início às 7h30, e a programação se encerrará às 17h, no Hotel Holliday Inn, zona Sul de Natal.

Durante toda a programação, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) estarão disponíveis, garantindo que todos os estudantes possam aprender e aproveitar o evento ao máximo. Além disso, um espaço de relaxamento com massagens estará disponível para que os participantes possam repor as energias durante o dia.

Plataforma de revisão
Paralelamente ao aulão, a Ânima Educação, em parceria com a UnP e as outras instituições do grupo, disponibiliza a plataforma “Preparação Enem”. A ferramenta é gratuita e está disponível no site www.enem.animaeducacao.com.br, oferecendo vídeos e diversos materiais de apoio para auxiliar os estudantes na preparação para o exame.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *