Saúde
Outubro Rosa 2025: Natal intensifica ações de prevenção ao câncer de mama com mamografia gratuita a partir dos 40 anos
Campanha reforça diagnóstico precoce, amplia acesso à mamografia e ilumina pontos estratégicos da cidade em apoio à conscientização sobre o câncer de mama.

Natal se une ao Outubro Rosa com diversas ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que o Brasil registre cerca de 74 mil novos casos da doença em 2025, sendo o câncer de mama o mais comum entre as mulheres. A boa notícia é que quando o diagnóstico é feito no estágio inicial há uma grande chance de cura do câncer de mama. Com base nas novas diretrizes do Ministério da Saúde, mulheres a partir dos 40 anos podem realizar a mamografia pelo SUS sem necessidade de encaminhamento médico, desde que a decisão seja compartilhada com um profissional de saúde, ampliando o acesso ao exame e permitindo detectar precocemente a doença.
A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou as ações do Outubro Rosa e garante o exame de mamografia gratuitamente durante todo o ano. Além da Unidade Móvel do Grupo Reviver, que percorre diversos bairros durante o mês de outubro, a Prefeitura oferece mamografia gratuita o ano todo por meio de quatro prestadores credenciados. Para agendar, a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação médica e solicitação do exame.
A profissional de saúde Sarah Thalyta, que atua na rede pública, destaca a importância dessas iniciativas. “Já participei de ações do Outubro Rosa em UBS e hospitais. Durante o Outubro Rosa é normal ter ações de conscientização, palestras e orientações sobre o autoexame e a importância da mamografia.” Ela conta que o tema também é muito pessoal para ela. “Minha avó paterna faleceu de câncer de mama, descobriu em estágio avançado e podemos ver o quanto o autoexame antes ajuda e contribui na cura.”

Sarah acredita que o papel do profissional de saúde é ser um agente ativo de informação e acolhimento. “O papel do profissional de saúde é ser um agente de informação e acolhimento. A gente precisa orientar e incentivar o autocuidado e mostrar que a prevenção é o melhor caminho.” Ela reforça que a atuação da equipe de saúde é fundamental em todas as etapas do processo. “A equipe de saúde é fundamental nesse caminho, desde a atenção básica (UBS) até o atendimento especializado (mastologista). Faz toda diferença para identificar sinais precoces e garantir um tratamento.”
Sobre o que deve ser comunicado à população, a profissional enfatiza: “Acredito que a informação mais importante é que o câncer de mama tem grande chance de cura quando descoberto cedo. Ensinar o autoexame, reforçar que qualquer mudança deve ser avaliada é essencial.”
Apesar dos avanços, Sarah reconhece que ainda há barreiras. “Hoje existe mais acesso à informação do que antigamente, mas nem sempre de forma clara e acessível a todos. Muita gente ainda tem vergonha ou acredita em mitos, e isso mostra que ainda precisamos falar mais sobre o tema.”
Ela explica que o medo é um dos maiores obstáculos. “A maior dificuldade é quebrar o medo e o tabu. Algumas mulheres acham que o exame dói, outras preferem nem saber se existe algo errado. Nosso desafio é acolher, explicar e mostrar que cuidar de si é um ato de amor.”
Segundo Sarah, muitas mulheres também enfrentam dificuldades práticas. “A principal barreira é o medo, tanto do diagnóstico quanto do próprio exame. Muitas mulheres também deixam de procurar os serviços por falta de tempo ou rotina corrida.” Ela destaca ainda as desigualdades no acesso: “Em várias regiões mais simples, o acesso à mamografia ainda é limitado. Falta estrutura e às vezes até transporte.”
Mesmo com esses desafios, Sarah reconhece a importância das campanhas. “As campanhas têm um impacto muito positivo, porém acredito que ainda podem ser mais frequentes. Precisamos falar de prevenção o ano todo, não só em outubro. Mesmo assim, o mês de outubro é um grande impulso para se cuidar.”
Sobre os grupos que ainda precisam de mais atenção, a profissional reforça: “Mulheres mais jovens e que vivem em áreas rurais ainda precisam de mais atenção.” E conclui com uma mensagem de incentivo: “O exame preventivo é um gesto de amor consigo mesma. O medo ou vergonha é natural ainda mais sendo mulher, porém o cuidado salva vidas. Se observe, se cuide e se priorize. O cuidado consigo mesma é o primeiro passo para a prevenção. Procure um posto de saúde e converse com um profissional e nunca deixe o medo te impedir de olhar para si.”
Além das ações de saúde, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), promoveu a iluminação especial de importantes monumentos e prédios públicos da capital potiguar em alusão ao Outubro Rosa, campanha internacional dedicada à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. A ação contemplou pontos simbólicos da cidade, como as Estátuas dos Reis Magos (BR-101 Sul), o Viaduto Estaiado do Complexo Viário Dom Eugênio de Araújo Sales, a Ponte Newton Navarro e o Palácio Felipe Camarão, sede do Poder Executivo Municipal.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, explicou que a iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da população para a importância dos cuidados com a saúde e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “A iluminação especial é uma forma simbólica, mas muito poderosa, de reforçar uma mensagem que salva vidas. O Outubro Rosa é um momento de sensibilização e alerta sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. A Prefeitura de Natal está unida nessa causa, levando informação e conscientização à população”, destacou.
Felipe Alves também ressaltou que a ação integra um conjunto de iniciativas promovidas pela gestão municipal ao longo de todo o mês de outubro. “Toda a Prefeitura de Natal está engajada na campanha, seguindo a determinação do prefeito Paulinho Freire, para que a cidade vista o rosa e reforce o compromisso com a saúde das mulheres”, completou.
O movimento do Outubro Rosa segue ao longo de todo o mês em Natal, com atendimentos, palestras e ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde e nos bairros.
📌 Programação da Unidade Móvel de Mamografia – Outubro 2025
11 de outubro: UNI-RN – Rua Prefeita Eliane Barros Cabral, nº 2000, Tirol
13 a 17 de outubro: Unidade de Saúde Gramoré – Avenida Guaratinguetá, nº 3, Conjunto Gramoré, Lagoa Azul
20 a 24 de outubro: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – Praça 7 de Setembro, nº 120, Cidade Alta
27 de outubro: Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte – Avenida Afonso Pena, nº 1155, Tirol
28 a 31 de outubro: Unidade de Saúde Felipe Camarão – Rua da Tamarineira, nº 25, Felipe Camarão
