Sociedade
Peixe: Saiba os cuidados na hora da compra
Como armazenar o produto, cor dos olhos, odor, coloração e escamas são alguns dos pontos a serem observados
Com a chegada da Semana Santa, época em que a tradição religiosa de não comer carne vermelha se torna evidente, o consumo de peixe aumenta. É preciso ficar de olho em algumas características do pescado e assim garantir a compra de um produto de qualidade, preservando a saúde e garantindo a segurança alimentar.
A coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade UNINASSAU Natal, Áurea Cavalcanti, traz dicas preciosas para a hora da compra. “Deve se ter atenção aos olhos, à textura, ao odor, à coloração, ao ambiente onde o peixe esta armazenado e se as escamas estão brilhantes e não estão soltando. Se você percebe que o local de compra não está em condições de higiene adequadas corte-o da sua lista de opções”, orientou.
Os pescados são fonte de ácidos graxos como o ômega 3, presente em várias espécies e que auxilia no controle de níveis como triglicérides, além de proteger os sistemas cardiovascular e cerebral. De acordo com dados da Associação Brasileira de Piscicultura, o brasileiro come mais de 9,5kg de peixe por ano e esse é um indicativo que o consumo de peixes tem crescido no Brasil.
“Perceber que a população tem optado por uma proteína animal tão saudável e tão presente em nossa região é um bom sinal. Mostra o quanto a uma busca por alimentos de qualidade”, complementou Áurea.