Política
Vereador Pede Respeito às Leis de Trânsito e aos Motoristas com Deficiência
Em uma publicação nas redes sociais, o vereador de Natal, Tércio Tinoco, denunciou uma situação recorrente nos estacionamentos da capital e que aconteceu com ele neste final de semana. “Fui a um supermercado, estacionei meu carro na vaga exclusiva para pessoas com deficiência, mas ao voltar encontrei outro veículo parado na faixa zebrada ao lado. As pessoas precisam entender que na faixa zebrada não se para veículo algum, seja moto, bicicleta ou carro. É uma área que faz parte da vaga reservada às pessoas com deficiência”, relatou o vereador.
Tércio detalhou ainda as dificuldades enfrentadas para retornar ao seu carro: “É na faixa zebrada que nós, cadeirantes, por exemplo, conseguimos fazer o embarque e desembarque do carro com segurança e com o espaço necessário para manobrar a cadeira de rodas. Só consegui sair do supermercado porque estava acompanhado e essa pessoa tirou o carro da vaga. Mas se eu estivesse sozinho?”.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar na faixa zebrada é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e penalidade de 5 pontos na CNH. “Infelizmente, o valor da multa é baixo, e como não há fiscalização, especialmente em estacionamentos privados, muitos motoristas insistem em parar onde não devem. Mais que uma infração de trânsito, é um desrespeito às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os motoristas e motociclistas precisam conhecer e respeitar as leis de trânsito e ter mais empatia com quem precisa dessas vagas. E os estabelecimentos e o poder público precisam estar mais vigilantes para esse problema. Nossa luta é diária”, lamentou Tércio.