Connect with us

Sociedade

Insanos Moto Clube: um porto seguro de aventura e solidariedade

Publicado

Grupo da divisão Parnamirim-RN se envolve em ações sociais

Foto: Insanos Moto Clube

Veículos tunados percorrendo em bando é algo que comumente chama a atenção. A ideia remete logo ao que vemos em alguns filmes ou séries, como Sons of Anarchy. Isso porque a sociedade, acelerada pelas mudanças do mundo hodierno, almeja o sossego, a calmaria e a tranquilidade, se acomodando em relação a novas experiências. Mas em algumas comunidades, como a Insanos Moto Clube, a aventura tem o seu valor.

Fundado em 2015 na cidade de São Paulo, por quatro amigos que decidiram sair de um moto clube devido a condutas inapropriadas do então presidente, Insanos, presidido atualmente por Jonatas Kiss, está presente em 39 países e, com mais de 10 mil membros, é o maior moto clube da América Latina.

Onde o bem atua

O Diretor Social da divisão Parnamirim da Insanos MC, Gabriel Cardoso Gomes, conta que a Insanos Moto Clube se envolve em ações sociais, promovendo o bem às outras pessoas. Ele é responsável por organizar e executar estas iniciativas.

Para ele, o amor pelas motos e o interesse em ajudar os outros é o que une os integrantes e, mais que isso, os tornam uma família.

Gabriel Cardoso Gomes – Diretor Social da divisão Parnamirim da Insanos MC | Foto: Cedida

“Unimos os dois, a paixão pelas motocicletas com ajudar quem precisa, e essa combinação é fantástica. Sou muito grato por fazer parte disso”. Ele diz que fazer bem ao próximo é o principal valor da Insanos. “Esse é o nosso carro-chefe”, afirmou.

Dentre as ações sociais tomadas pelo grupo, ele destaca as doações de cestas básicas, roupas para abrigos, lençóis e alimentos para pessoas em situação de rua, móveis e fraldas geriátricas, além de ações para ongs que cuidam de animais.

Gabriel explicou que há quatro datas específicas do ano em que os membros de todas as divisões se mobilizam em âmbito mundial para se envolver em ações voluntárias: Páscoa, em abril; Dia Mundial da Doação de Sangue, em junho, Dia das Crianças, em outubro; e Natal, em dezembro.

Parceira do projeto voluntário Chuveiro Solidário, que leva utensílios de higiene básica a quem vive nas ruas, a divisão parnamirinense do motoclube colabora com a iniciativa, executada em Natal, da qual os integrantes participam toda a quarta-feira.

Segundo Gabriel, muitas pessoas recorrem ao clube quando se encontram em situações desfavorecidas. “Surgem várias ações emergenciais. Muitas vezes pessoas entram em contato conosco, pedindo ajuda para alguém. Nesses casos nós fazemos arrecadações internas e externas, a fim de ajudar essas pessoas”, afirmou.

Ele conta que descobriu a Insanos ao avistar um homem com um colete preto, ao qual constava a logo do clube com o nome. Após isso, Gabriel foi pesquisar na web, e acabou se interessando. Após isso, entrou em contato com os membros de Parnamirim.

“Entrei em contato com o pessoal da divisão Parnamirim por meio de uma rede social, e marcamos de nos encontrar para trocar uma ideia. Nisso, fui convidado para um passeio, e vi que era o que eu realmente queria. A ideologia do Clube bateu com a minha e já era, vou fazer dois anos e não pretendo sair”, relatou.

Moto clube proporciona experiências incríveis

“Amor, paz e família”. É como o membro Arthur Beserra de Oliveira descreve o grupo. Ele cita o papel social exercido pelo moto clube enquanto agente de solidariedade no âmbito interno, entre os membros, e externo, em relação à sociedade. “O Insanos significa ajudar ao próximo, significa amor entre os membros. Tanto que em todos os panfletos, têm escrito ‘fazer o bem sem ver a quem’. É algo que gosto muito”, afirmou.

Entusiasta do mundo das motos, o integrante contou que conheceu a Insanos por meio de seu chefe de equipe na empresa em que trabalha, que lhe apresentou o grupo quando percebeu o apreço de Arthur pelos veículos. Ele também relatou como ocorreu seu processo de entrada para o clube, explicando que observou como a decisão poderia o ajudar a se envolver em iniciativas sociais.

Arthur Beserra de Oliveira – Membro Insanos | Foto: Cedida

“Oficialmente, entrei em março deste ano, sendo que em fevereiro fiz diversos passeios com os membros para conhecer melhor o grupo. Resolvi entrar pelo fato de que queria fazer ações sociais e sei que não conseguiria sozinho. Além disso, os membros da divisão Parnamirim foram extremamente amigáveis e receptivos. É um meio que eu me sinto acolhido, gostamos das mesmas coisas”, destacou.

Arthur salienta que sonha em viajar para diversos países, e que os outros membros, aos quais se refere carinhosamente como ‘irmãos’, poderiam auxiliá-los nesse sentido. “Caso eu realize meu sonho de viajar até o Sul da Argentina, eu terei suporte dos irmãos do Insanos em diversos lugares da América do Sul e do mundo, afinal, estamos em 40 países”, ressaltou.

Ilhéu Marinho, Recife e João Pessoa são algumas das cidades para as quais o amor por viagem já o levou em sua moto, visitadas junto ao seu grupo aventureiro. Arthur revela o lugar que mais gostou de conhecer.

“Sem dúvidas, Acari foi o lugar mais incrível! Saí do moto fest de Currais Novos e cheguei a noite em um sítio afastado, onde não tinha sinal, e dormi à luz das estrelas. Tive a oportunidade de nadar no açude e ver o pôr-do-sol na serra da lagoa seca”, relembrou.

Ele também enfatizou que o respeito é um valor primordial dentro do grupo, e condutas inapropriadas não são permitidas, podendo acarretar em expulsão.

Além disso, Arthur destacou a receptividade de membros, até mesmo, de outras divisões. “Conheci gente de Fortaleza, Recife, João Pessoa e de diversos lugares, e sempre senti que eles eram pessoas boas e que eu seria muito bem acolhido caso fosse visitá-los”, declarou.

As cunhadas: Lokas Moto Clube

Os membros da Insanos, ao descobrirem a maravilha do universo das motos, compartilham essa satisfação com sua família. Assim, surgiu o Lokas Moto Clube, formado pelas parceiras dos integrantes da Insanos, às quais se referem carinhosamente como cunhadas.

Mulher e diretora social da divisão de Natal do Lokas Moto Clube, Edilene Barbosa Moreira reforça o caráter solidário exercido pelo grupo, complementando as ações exercidas pela Insanos.

Edilene Barbosa Moreira – Diretora Social da divisão de Natal do Lokas Moto Clube | Foto: Cedida

Irmandade. Solidariedade. Liberdade. São estas palavras que, para Edilene, definem o grupo, que é o maior moto clube feminino da América Latina.

“Para mim o Lokas significa poder ajudar muitas pessoas. É sair, conhecer muita gente interessante e fazer amizade. Você acaba conhecendo muitas histórias. As pessoas que podemos ajudar nos contam sobre suas vidas, seu sofrimento e muitas outras coisas. Nessa, você vai praticando a bondade, ajudando o próximo sem olhar a quem”, explicou.

Ela conta que se inseriu no ramo dos moto clubes em São Paulo, para ajudar vítimas de um incêndio.

“Eu me juntei com os Insanos de São Paulo para fazer uma ação social na Favela do Piolho, que tinha pegado fogo. Eles perderam tudo. Aí falei com várias pessoas e levamos café da manhã, roupas e muitas outras coisas básicas para eles. Os Insanos me apresentaram as Lokas. Eu falei para eles ‘ainda não tenho moto’ mas falaram ‘tudo bem’. Então resolvi entrar e continuar com o trabalho social ”, contou.

Segundo a diretora, o Lokas e o Insanos sempre se apoiam e, quando possível, realizam atividades em conjunto.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X