Saúde
Hospital Promater realiza cirurgia de quadris inédita no Nordeste
A Cirurgia Minimamente Invasiva Anterior (AMIS) bilateral de quadris auxiliou paciente com artrose avançada a viver sem dores
O Hospital Promater realizou neste mês de março a primeira Cirurgia Minimamente Invasiva Anterior (AMIS) bilateral do Nordeste, em que operou simultaneamente os dois quadris de uma paciente. O procedimento cirúrgico foi minimamente invasivo e bem sucedido. A paciente está se recuperando sem dores e retornando às atividades do dia a dia que antes não eram possíveis devido à artrose avançada.
De acordo com o médico Fernando Teles, ortopedista responsável, a cirurgia pioneira marcou um novo momento para a ortopedia potiguar. “O procedimento de alta complexidade consiste na troca dos quadris por próteses, sem a necessidade de utilizar bolsa de sangue. Como resposta, a paciente teve uma recuperação rápida e segura devido à técnica utilizada no procedimento, que possui a vantagem de não cortar músculo e tendão. Em menos de 24 horas, ela já estava andando e sem dores”, comemora o médico.
A pessoa operada foi Maria Carolina da Silva Oliveira, 32, e ela relata que vivia sem qualidade de vida. “Se eu ficasse muito tempo em pé ou sentada, sentia dores. Se andava por longos períodos, também. Não pulava ou sentava no chão sem precisar de ajuda. Perdi alguns movimentos. Meu filho me pedia para sentar no chão para brincar ou jogar futebol e eu não conseguia, ficava muito triste com isso. Fazer exercícios também era difícil porque sentia a dor dos exercícios e também das articulações. Passava mais tempo sentindo dor do que bem”, desabafa a paciente.
Felizmente, após a cirurgia, a paciente explica que mesmo em fase de adaptação, já percebe a diferença em realizar atividades do cotidiano com mais facilidade e menos dores.
“Estou bem e a recuperação está sendo muito tranquila, algo que me deixa surpresa pela complexidade da cirurgia. Já consegui ficar de pé e andar no dia seguinte do procedimento. A felicidade é grande quando consigo fazer algo novo, e o melhor, sem sentir dor”, enfatiza a mulher.
Após a cirurgia, Carolina está sendo acompanhada por fisioterapeutas, para garantir uma recuperação plena e com segurança. Cada novo movimento recuperado tem sido combustível para ela continuar e retornar a sua vida com qualidade.
Sobre o Hospital Promater
Referência em média e alta complexidade em Natal, o Hospital Promater há 27 anos busca oferecer aos seus pacientes conforto, segurança nos procedimentos, humanização no atendimento e uma equipe altamente qualificada. Com destaque para as especialidades como Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Urologia, entre outras, o hospital possui atendimento completo, desde consultas, exames e até cirurgias.