Esporte
Dia do TRI
Há 29 anos, Ayrton Senna conquistava o tricampeonato da Fórmula 1
Em 20 de outubro de 1991, Ayrton Senna conquistou seu terceiro campeonato da Fórmula 1, na cidade japonesa de Suzuka.
A história de Senna na Fórmula 1 começou em 1987. Em sua primeira temporada, ele ganhou algumas etapas e chamou atenção de todos que acompanhavam o campeonato automobilístico. Em seu primeiro torneio, conseguiu um surpreendente 3º lugar.
O ano seguinte lhe guardava boas surpresas. Mas o que lhe faltava era uma constante sequência de pódios que lhe fizesse brigar pelo título. Para isso, ele precisava de um bom carro e uma boa equipe. A McLaren enxergou o sucesso dele mesmo em condições muito inferiores e deu uma chance à nova sensação do campeonato.
Após ser uma surpresa na primeira temporada, Ayrton conquistou o título da Fórmula 1 de 1988, sua segunda participação no maior campeonato automobilístico de todos os tempos. Como se não bastasse, Senna fez um campeonato à parte com seu companheiro de equipe, o francês Alain Prost.
Os dois brigaram pelo título até o final do Grande Circo (alcunha da F1), onde Senna conquistou o título na penúltima etapa, após uma dramática corrida que começou com uma falha no motor do brasileiro. Tamanha determinação fez com que o piloto comemorasse com bastante empolgação seu primeiro título.
“Correr, competir, está no meu sangue. Faz parte de mim. Faz parte da minha vida. Tenho feito isso a minha vida inteira e está acima de todo o resto.” — Ayrton Senna
Em 1989, a rivalidade com seu companheiro de equipe esquentou. Novamente os dois fizeram um campeonato a parte, deixando as emoções para o final. Novamente em Suzuka, os dois se chocaram e saíram da pista. Ayrton conseguiu voltar à corrida mas ficou enfurecido após ser desclassificado por um corte em uma chicane na manobra de retorno, fazendo com que o adversário fosse campeão.
Seu bicampeonato viria no ano seguinte, em 1990. Parece ironia, mas o carro dos dois novamente se chocaram ainda na primeira volta, dentro da pista no circuito de Suzuka. Porém, o brasileiro precisava apenas se manter à frente do francês, que desta vez corria pela Ferrari. Muitos falam que foi uma espécie de troco, pelo acontecido no ano antecedente. E com os dois fora da pista, Senna foi novamente campeão.
Não tardou e, no ano seguinte, o tricampeonato lhe fez visita. No dia 20 do ano de 1991, Ayrton Senna levantou novamente o título no final da temporada. Não foi de maneira fácil, pois o carro da McLaren levava desvantagem na luta contra os velozes da Williams.
O tri se tornou realidade no GP de Suzuka, palco de todos os títulos do piloto até então. Nesta etapa, era preciso evitar a vitória de Nigel Mansell e, para isso, foi preciso estratégia da equipe. Seu companheiro de equipe, Berger, foi na frente e, na segunda posição, Senna segurou Mansell na terceira. Pressionado a fazer a ultrapassagem sobre o brasileiro, o piloto inglês perdeu o controle do carro e foi parar na brita.
Melhor para o piloto brasileiro, que levantou seu terceiro troféu da F1 na carreira há 29 anos atrás!