Connect with us

Sociedade

CRCRN dá dicas de como aproveitar ao máximo a restituição do IRPF

Publicado

O primeiro pagamento já foi feito e contribuintes têm dúvidas de como usar o benefício

A época de declaração do Imposto de Renda é uma preocupação para muitos contribuintes, mas há uma notícia positiva para quem tem valores a receber: a restituição. Os primeiros pagamentos de 2023 foram feitos em 31 de maio e há mais quatro datas que os contribuintes podem receber.

Ocorre a restituição do IRPF quando o valor pago a mais durante o ano é maior que o valor devido ao governo. Nesse caso, o contribuinte tem direito de receber a diferença de volta, o que pode se tornar um recurso valioso para a situação financeira — se aproveitado de forma consciente.

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN) indica aos contribuintes potiguares maneiras de aproveitar o benefício:

1 – Organização financeira: avalie suas despesas, priorize pagamentos de dívidas com juros altos e considere a formação de uma reserva de emergência. Essa organização vai ajudar você a tomar decisões mais conscientes sobre como utilizar o valor recebido.

2 – Eliminar ou reduzir dívidas: se você possui dívidas, utilizar a restituição para quitá-las ou reduzir o saldo devedor pode ser uma excelente estratégia. Isso ajuda a diminuir os juros pagos mensalmente
e a melhorar sua saúde financeira a longo prazo.

3 – Reserva financeira: a restituição pode ser um ótimo impulso para começar ou aumentar sua reserva financeira. Ter uma quantia guardada para emergências ou imprevistos é fundamental para garantir
estabilidade e tranquilidade.

4 – Realizar projetos pessoais: se você já está com suas finanças em ordem e possui objetivos pessoais, como fazer uma viagem, reformar a casa ou investir na sua educação, a restituição pode ser a oportunidade ideal para dar vida a esses projetos. Planeje-se e utilize o valor recebido de forma consciente, sem comprometer sua estabilidade financeira.

É importante lembrar que a restituição do Imposto de Renda é um direito do contribuinte, mas também é necessário fazer a declaração corretamente e dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X