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Economia

79% dos consumidores pretendem presentear no Dia das Mães

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Pesquisa da Fecomércio RN aponta expectativa de movimentar R$ 90 milhões no comércio de Natal; ticket médio de R$ 146,81 deve priorizar itens de vestuário, perfumaria e calçados

Divulgação/Brunno Martins

A melhor data para o varejo no primeiro semestre, o Dia das Mães deve levar 79,2% dos potiguares às compras neste ano, um índice superior ao registrado em 2022 (61%) pela Fecomércio RN. Até o dia 14 de maio, aproximadamente 2,8 milhões de pessoas vão escolher presentes para mães, esposas e sogras, o que deve movimentar o valor de R$90 milhões no comércio em Natal.

Segundo levantamento da Fecomércio RN, os produtos campeões de venda devem ser as roupas (32,2%), perfumes e cosméticos (30,1%), calçados ou bolsas (13,7%), e eletrodomésticos (9,5%). Além disso, também foram citados pelos entrevistados itens como acessórios ou joias (3,8%), flores (1,9%), artigos de decoração (1,9%), celulares ou eletrônicos (1,7%), alimentos/chocolates (1,3%), entre outros.

Os consumidores pretendem comprar os presentes para a data com um ticket médio de R$ 146,81, considerando todos os gastos, tendo as lojas físicas como local de compra, sobretudo nos shopping centers (40,5%) e em lojas de rua (34,2%), enquanto 16,2% deve comprar pela internet. Quanto à forma de pagamento, 53,8% vão dar preferência para o cartão de crédito ou débito; 33,7% devem pagar à vista em dinheiro e 10,5% devem utilizar o PIX, mas não sem fazer pesquisa de valores antes, como 72,1% dos entrevistados.

Para a Ancar Ivanhoe, administradora do mais tradicional shopping da capital potiguar – o Natal Shopping – a estimativa é de um crescimento em 15% em relação a 2022. Para a região Nordeste, esse índice fica na casa dos 12%.

O empreendimento também preparou um levantamento sobre o perfil do consumidor para a data e identificou seis tipos: os engajados, que priorizam a diversidade e a natureza dos presentes; os prevenidos, que solucionam a homenagem com antecedência; os que buscam as melhores homenagens e os presentes perfeitos; os sem ideia, que não sabem o que vão escolher; os que deixam para a última hora e os que ainda não identificaram a figura materna que podem homenagear.

Atrativos para os clientes

Para atrair os clientes neste período, os empreendimentos investem em campanhas promocionais com brindes. No Natal Shopping, nas compras a partir de R$500, os clientes ganham uma bolsa exclusiva. Com mais R$300, pode-se personalizar uma tag com as iniciais da mãe para deixar tudo mais especial.

E, como o mote da campanha de mães deste ano é “Amor que Inspira”, foi instalado no mall um “inspirômetro”, onde os clientes poderão demonstrar o quanto amam suas mães colando post-its com declarações para este amor o mais alto que conseguirem.

Além disso, uma série de atividades está programada para os dias 10 a 12 de maio. Serão rodas de conversa e palestras com temas de interesse das mães, como “Rede de apoio como ferramenta de autocuidado materno”, “Maternidade atípica” e “Exaustão materna”. O acesso é gratuito, bastando se inscrever pelo aplicativo do shopping.

Ao longo de todo o mês de maio também será desenvolvida uma campanha de arrecadação de potes de vidro com tampa para o Banco de Leite da Maternidade Januário Cicco. As doações podem ser feitas no Espaço Família, localizado no Piso L2.

“Sabemos que o consumidor atualmente deseja mais do que comprar um produto ou adquirir um serviço e, por isso, nossas ações buscam sempre envolver a comunidade para que se tenha uma experiência em família, além da oferta de conteúdos atraentes e a possibilidade de construção de memórias que ficarão marcadas na vida das pessoas”, aponta Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping.

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