Connect with us

Trabalho

Nova tendência no mercado: empresas promovem competições voltadas ao bem estar dos colaboradores

Publicado

Ao longo dos últimos anos, as instituições perceberam que o cuidado com a saúde das equipes tem melhorado os resultados na rotina de trabalho

A promoção da saúde física e mental conquista cada dia mais espaço nas empresas. Uma pesquisa da Wilis Towers Watson (WTW) apontou que esse cuidado e incentivo ao bem estar dos colaboradores é uma tendência recentemente adotada nas grandes corporações em todo o mundo. Segundo os dados coletados, iniciativas como essa tiveram um aumento de 33% nos últimos cinco anos.

De acordo com os dados da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho, com a pandemia o número de pedidos de afastamento por doenças mentais aumentou 26% entre os anos de 2019 e 2020. No ano passado, 576 mil brasileiros se afastaram das rotinas de trabalho por transtornos mentais e comportamentais. Por isso, ações de incentivo ao bem estar físico e emocional dos colaboradores são cada vez mais necessárias para evitar afastamentos devido a estresse, doenças e síndromes.

Esse investimento em relação à saúde do trabalhador já é realidade em empresas aqui do Estado, como é o caso da Rui Cadete Consultores, que está promovendo o Desafio Concept. Ao todo, 32 colaboradores participam da ação, divididos em duas equipes, Verde e Amarelo, eles praticam atividades físicas e promovem hábitos saudáveis, como por exemplo uma alimentação balanceada e 30 minutos diários de exercícios.

De acordo com a gestora de Recursos Humanos da empresa, a mecânica funciona da seguinte forma: “a partir do momento em que a gente consegue trabalhar o físico do nosso colaborador, trabalhamos também o mental, o emocional e a própria autoestima, isso gera resultados positivos na rotina laboral. Por isso incentivamos ações como essas”, explicou Ana Cláudia Medeiros.

Uma competição saudável

O Desafio Concept iniciou em 02 de março de 2020, com aulas presenciais – tanto na empresa quanto externas, na Concept, na praia e em outros lugares – e exercícios online, através de aplicativos de treinos. Devido à pandemia, o projeto precisou dar uma pausa, mas, as atividades retornaram no dia primeiro deste mês e vão até o dia 30, promovendo o autocuidado e, principalmente, hábitos saudáveis.

Durante a competição, os dois times se enfrentam em uma disputa de perda de peso e diminuição de medidas corporais. Cada integrante segue com a proposta de realizar ao menos meia hora de exercícios físicos, que devem ser registrados em fotografias ou vídeos e postados no grupo do Whatsapp do desafio. Fora isso, eles participam de aulas em grupo.

Os times Amarelo e Verde se enfrentam em uma disputa de perda de peso e diminuição de medidas

Os treinos presenciais pontuam mais do que os realizados em casa e são pensados para incentivar o engajamento das equipes e a aproximação de colaboradores de setores diferentes. Com isso, o ambiente da empresa também muda, porque há uma maior interação entre os indivíduos.

Promoção da saúde e melhoria nas entregas e nos resultados

Leo Lopes, responsável pela implantação do Desafio Concept na Rui Cadete, diz que os grupos são motivados a trabalhar em equipe e a incentivar uns aos outros, apoiando o processo de superação de cada um. “O resultado dessa dinâmica é uma equipe engajada, saudável e proativa, que passa a manter esses hábitos mesmo após o fim do desafio”, afirma.

A gestora que também participa da ação defende que: “o projeto veio para que de uma forma lúdica e divertida possamos desenvolver o hábito de praticar exercícios físicos diariamente. Esse cuidado com a saúde reflete positivamente dentro das empresas e faz toda diferença nos resultados na rotina de trabalho”, conta Ana Cláudia.

A dinâmica também permite a interação entre os colaboradores, dessa forma, criam-se vínculos entre as equipes e os demais funcionários que torcem juntos a cada etapa. “Nós damos força uns aos outros na conquista desses novos hábitos. Isso é muito importante e tem proporcionado muitos momentos positivos aqui na empresa”, comenta Ana.

As aulas presenciais pontuam mais dos que as online são, também, momento de interação entre os colaboradores

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X