Connect with us

Economia

Programa do Sebrae e IMD incentiva a internacionalização de startups

Publicado

Por: Assecom IMD

Programa RN>Mundo está com inscrições abertas até o dia 5 de novembro. A iniciativa visa dar suporte para a entrada de startups no mercado externo

Instituto Metrópole Digital – IMD | Foto: Marco Polo Veras

Uma empresa de base tecnológica que apresenta soluções para problemas vividos, por exemplo, em qualquer cidade urbana do Brasil e de mundo tem um grande potencial de entrar no mercado estrangeiro. Mas, em muitos casos, só escalabilidade não basta. Para apresentar as fases necessárias para uma startup se consolidar no cenário internacional, o Sebrae no Rio Grande do Norte e o Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD) criaram o Programa de Internacionalização de Empresas de Tecnologia do RN (RN>Mundo).

Trata-se de um programa pioneiro no Rio Grande do Norte para facilitar a vida das empresas de tecnologia que querem internacionalizar os negócios. A iniciativa criará oportunidades em todas as fases necessárias para uma startup se expandir para o mercado exterior. As inscrições prosseguem até o dia 5 de novembro. Mais detalhes no link https://bit.ly/RNMUNDO.

O Programa de Internacionalização de Empresas de Tecnologia do RN – ou Programa RN>Mundo – será iniciado em novembro e é constituído de três pilares: a realização de workshops (prelanding), a criação de uma comunidade de interesse em internacionalização e a conexão direta (softlanding e contexto local) com o Parque Madan, principal parque tecnológico e referência no ecossistema de inovação de Lisboa, Portugal.

As inscrições para participar do programa podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário de interesse online. A iniciativa conta com a parceria da empresa Werkbund, Câmara Brasil-Portugal (PE), além do próprio Parque Madan.

O Programa RN>Mundo contará com um primeiro encontro aberto ao público e divulgado aos inscritos no formulário de interesse, no dia 3 de novembro, ocasião em que serão apresentadas as entidades que participam da iniciativa e realizada uma Masterclass intitulada “Internacionalização: da Ideia ao IPO”, ministrada por Natália Grizzi, da Martorelli Advogados, mostrando o caminho da internacionalização para empresas de tecnologia.

Temas

Ao todo, serão feitos oito workshops, com temas como “Design Estratégico para Inovação”, “Fazendo Negócios em Portugal” e “Mecanismo de Financiamento de Startups: local e internacional”. Para além dos workshops, o RN>Mundo também vai oferecer espaços específicos para debates de temáticas com especialistas do mercado e o acompanhamento das empresas no que diz respeito a discussões acerca de seus próprios projetos.

Já no campo da conexão, a participação do Parque Madan, de Portugal, será de vital importância. “Além de responsável por alguns workshops, o Parque Madan vai mostrar às empresas de TI locais que existe uma forma de chegar ao mercado europeu de maneira suave e fácil”, afirma o administrador Marcelo Pelicano, da equipe do Parque Metrópole e um dos organizadores do RN>Mundo.

Novos mercados

Ele ainda conta que “o próprio Parque Madan possui um programa de recebimento de empresas, e que Portugal também pode ser pensado como um ponto de apoio para as empresas chegarem ao mercado de outros países da Europa”. A metodologia por trás da formulação do RN>Mundo visa a preparação e expansão facilitada para o mercado externo, também conhecida, no jargão dos negócios e da inovação, como “pre-landing” e “soft-landing”.

De acordo com o gerente da Unidade de Mercado, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis, o processo de acesso a novos mercados é estratégico para as empresas e deve ser constante, principalmente no mundo das empresas de TI, que possuem maior facilidade na diversificação de mercados, ao mesmo tempo que sofrem também, uma maior concorrência das soluções internacionais.
Informações sobre o programa podem ser obtidas via os e-mails: adriana@rn.sebrae.com.br e david@rn.sebrae.com.br

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X