Connect with us

Cultura

Sophia Abrahão: Em meio a pandemia fãs da atriz criam o projeto “Amigo Literário”

Publicado

Imagem: Projeto Amigo literário

No dia 24 de abril surge o projeto “Amigo Literário’’, aconteceu através das redes sociais, por iniciativa de fãs da atriz Sophia Abrahão que incentiva a leitura através de seu clube do livro. Segundo as informações do perfil oficial do projeto no Instagram, o desenvolvimento dessa ação foi criado para que todos tenham acesso à leitura.

“Sabemos que a maioria da população não tem acesso a livros, por isso criamos esse projeto para que os livros cheguem para mais pessoas”, relata uma das criadoras do projeto.

Em uma live, a atriz Sophia Abrahão conheceu o projeto e ajudou na divulgação. Após o apoio da inspiradora do projeto, várias pessoas do Clube do Livro – projeto de Sophia Abrahão – entraram em contato com a Priscila Aparecida perguntando como participar.

Priscila Aparecida, cofundadora do projeto | Foto: acervo pessoal cedido pela Priscila

O projeto social “Amigo Literário” foi fundado pela jovem de 28 anos, publicitária e estudante de pedagogia Priscila Aparecida, junto com a amiga Fernanda Moraes, coordenadora de um cursinho popular pré vestibular. Segundo a Priscila, todo esse projeto começou porquê ela juntamente com as amigas fazia sorteios de livros em um grupo de WhatsApp. Um dia, a Fernanda falou com ela sobre estruturar toda essa ideia e virar um projeto através do Instagram e conta como desenvolveu esse projeto com a amiga:

“Bom, surgiu por conta do clube do livro da atriz Sophia Abrahão que tem um grupo no Facebook, como eu via bastante gente sem condições de adquirir livros, tive essa ideia e compartilhei com a Priscila que topou na hora… Nós temos uma ligação muito forte com a educação, acreditamos que a leitura pode transformar. Sabemos da desigualdade do nosso país e isso afeta diretamente a leitura das pessoas! Decidimos criar o projeto, as pessoas super entraram na nossa ideia.”, relatou Fernanda Moraes.

Fernanda Moraes, cofundadora do projeto | Foto: acervo pessoal cedido pela Fernanda

Priscila conta que a parte financeira do projeto é através de doações e eventos online. “Buscamos doações inclusive em dinheiro, para que a gente possa fazer esses envios sem tirar do nosso bolso, pelo menos os custos de entrega, porque a gente também é estudante e trabalha. Não temos muitas condições financeiras e cada uma ajuda como pode. E assim que foi criado o perfil para o projeto, já fizemos uma ação solidaria, uma rifa e agora estamos pensando num bingo solidário. Recebemos muitos livros, muita gente envia com recursos próprios para doação”, afirma a estudante e cofundadora do projeto, Priscila Aparecida.

O projeto recém criado já ganhou proporção nacional segundo relato das idealizadoras e para continuar alcançando pessoas de diversas cidades do Brasil, hoje a equipe conta com quatro colaboradoras: Fernanda Moraes; Flávia Cristina; Priscila Aparecida e Yasmin Cristina, todas estudantes e residentes de cidades diferentes.

Os envios são feitos através dos correios ou até mesmo pessoalmente se for a pessoa beneficiada residir em uma cidade próxima. Os pedidos são realizados através do Instagram, indicando a escolha e informando a situação de vulnerabilidade financeira, com a coleta de dados para envio do livro.

“Tem gente que vê o projeto e pede algum livro especifico. Então, eu entro em contato com a pessoa e procuro sempre entender qual a história dela com a literatura. Não envio simplesmente o livro para alguém, essa parte de ouvir as histórias é minha (risos). Ouço, me encanto pelas histórias das pessoas e no final envio o livro. Incentivamos que quem recebe o livro, leia e passe pra frente, para não ficar guardado na gaveta”, declara Priscila.

Doações do “Amigo Literário” | Foto: Divulgação

O projeto recebe livros de títulos e tipologias diversas, em alguns dias o “Amigo Literário” fará uma visita à uma ONG infantil de São Paulo, cidade onde o projeto é originado, para doar livros infantis com o objetivo de montar a biblioteca da organização.

Flávia Cristina e Yasmin Cristine são responsáveis pelas atualizações nas redes sociais do projeto, mesmo à distância, trabalham de forma remota. Flavia tem apenas 21 Anos, mora em Franca/SP, já Yasmin Cristine, tem 22 anos e é estudante de Psicologia.

“Eu posto as atualizações de quando alguém recebe um livro, faço alguns posts divulgando o projeto e quando acontece de alguém se interessar de receber algum livro ou somente conhecer o projeto ela entra em contato conosco por direct”, explica Flávia Cristina.

Para Fernanda, a importância desse projeto é como um mundo que no decorrer da vida vai abrindo algumas páginas para dar início a uma nova história.

“Sempre gostei muito de ler e conhecer novas histórias através de um livro. Mas vemos que hoje a cultura ela se torna um pouco limitada para as pessoas que não tem acesso à leitura e condições de adquirir um livro, então se eu tenho essa condição, porque eu não posso ajudar o meu próximo que não tem os mesmos privilégios que eu? Participar desse projeto é muito gratificante e é lindo de ver a felicidade de alguém quando recebe uma doação nossa”, conclui Fernanda.

Novas ações estão sendo planejadas para arrecadar mais fundos e ampliar a atuação. Se você quiser ajudar financeiramente com o projeto, a doação pode ser feita através de PIX: (41) 99802.7750 e para outras formas de colaborar, basta acessar o Instagram do projeto @projetoamigoliterario.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X