Connect with us

Saúde

Movimento Fora do Padrão: Grupo faz mobilização para tentar garantir o direito à vacinação de pessoas obesas

Publicado

Ação está sendo feita através de grupos de WhatsApp

De acordo com os planos municipais de vacinação de Natal e Parnamirim, uma das comorbidades apontadas como prioritárias para o benefício da imunização contra a Covid-19, é a obesidade. Porém deve-se apresentar documentação comprobatória para ter direito a vacinação.

E é aí que está o problema, a pessoa obesa deve estar com o seu IMC – Índice de Massa Corporal, igual ou maior que 40 e essa informação deve constar em laudo médico que comprove a sua condição física, perceptível na maioria dos casos a olho nu.

O IMC é um cálculo que serve para avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à altura

Com o objetivo de auxiliar essas pessoas, o Movimento Fora do Padrão está articulando junto com médicos uma ação em prol do amor e em prol da vida para garantir o direito à vacina. A ação está mobilizando pessoas, através de grupos de WhatsApp, e disponibiliza formulário online para preenchimento de quem se é obeso e ainda não conseguiu o laudo médico.

Então se você conhece uma pessoa gorda com IMC maior ou igual a 40, que ainda não conseguiu laudo em NATAL ou PARNAMIRIM para comprovar a comorbidade e garantir o acesso à vacina, compartilhe o formulário abaixo:

https://cliolink.com/movforadopadraolaudoobesidade

Cecília Oliveira, uma das idealizadoras do Movimento Fora do Padrão no Rio Grande do Norte após conseguir ser vacinada.

Obesidade no Brasil

A obesidade é uma doença considerada crônica, de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, em 2025: 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estarão acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30.

No mapa abaixo, é possível ver os números da obesidade no Brasil, no ano de 2018 e o percentual da doença entre homens e mulheres na capital do Rio Grande do Norte:

Fonte: ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica

IMC

O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros). Na internet há diversos sites que disponibilizam gratuitamente calculadora para checar o IMC.

IMC = Peso ÷ (Altura × Altura)

Exemplo de como calcular o IMC:

IMC = 80 kg ÷ (1,80 m × 1,80 m) = 24,69 kg/m2 (Peso ideal)

Fonte: ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X