Connect with us

Sociedade

Primeiro episódio de podcast sobre direitos humanos aborda direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres

Publicado

Projeto de extensão da UFRN, o podcast “Pra frente é que se anda” busca fazer uma conexão entre passado, presente e futuro, entrevistando defensores de direitos humanos, nas suas áreas de atuação, sobre memórias e perspectivas de luta. O programa estreia nessa semana com uma conversa sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres. A entrevista é com Paula Viana, enfermeira e integrante do Grupo Curumim, de Pernambuco.

Amanhã (25), o programa vai ao ar nas ondas sonoras do Ceará, na Rádio Universitária FM 107,9 às 11h30. Quem mora em qualquer outro lugar pode acompanhar pelo aplicativo da rádio. Na quinta-feira (27), o primeiro episódio ficará disponível nas plataformas digitais Spotify, Google Podcast e Anchor FM. Em julho, o episódio chega à Rádio UFRJ. A mediação do programa fica por conta da jornalista e professora da UFRN, Mônica Mourão, e do estudante de jornalismo Allan Almeida.

O programa terá episódios mensais, mas já está saindo do forno uma edição extra sobre direitos das mulheres, que traz entrevista com a arquiteta Claudia Gazola, do Coletivo Leila Diniz, do Rio Grande do Norte. Nos próximos meses, serão abordados os temas: direitos de LGBTQIA+; cultura e juventude de favelas e periferias; povos do mar e comunidades ribeirinhas; população indígena; soberania alimentar e agroecologia; população negra.

Paula Viana e Grupo Curumim

Paula Viana e o Grupo Curumim acolhem mulheres e meninas vítimas de violência sexual ou que buscam informações sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos. Em 2017, o grupo criou a linha direta Vera (que atende pelo WhatsApp 81 98580-7506), para auxiliar mulheres a tirar dúvidas sobre esse tema. Na conversa no “Pra frente é que se anda”, Paula considerou que a falta de informações seguras é o principal entrave para a garantia de direitos nesse âmbito. Mas ela também contou várias experiências pessoais, como o quanto a violência obstétrica marcou sua trajetória na enfermagem e como se recorda do resultado das eleições de 2018.

SERVIÇO

Pra frente é que se anda – Podcast e programa de rádio sobre direitos humanos

Rádio Universitária FM 107,9

Terça, 25/05/2021, às 11h30

Spotify, Google Podcast e Anchor FM

Quinta, 27/05/2021

Rádio UFRJ

A partir de julho

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X