Connect with us

Cultura

Daniel Torres realiza diálogo virtual sobre seus novos trabalho em aquarela

Publicado

Créditos: Manoel Paulo

O artista visual potiguar, Daniel Torres, tem realizado desde a última terça-feira uma série de diálogos virtuais sobre seus novos trabalhos em aquarela. Os encontros continuam nesta quinta-feira (13) com a participação do professor e sexólogo Ricardo Desidério (PR) às 20h. 

Os encontros fazem parte do projeto intitulado “Um convite à curadoria”, e  buscam traçar uma ideia curatorial não hierárquica, com destaque na mediação das artes visuais, em torno da nova exposição do artista intitulada provisoriamente de “CATEXIA”. O primeiro convidado foi o professor de filosofia do IFRN Avelino Neto (RN), participarão ainda: a produtora cultural Hilana Bernardo (RN) e o pesquisador em artes e jornalista cultural Renato Medeiros (MT).

“Com esse novo trabalho, por vezes me vejo revirando os próprios calos e mais exposto. Talvez por ter que se adaptar e me colocar na rede. “Um convite à curadoria” é íntimo, traz muitas metáforas e aproximações com experiências cotidianas vividas. Para além disso, através destes encontros virtuais com minhas obras, o  público e os convidados, pretendemos traçar uma ideia curatorial não hierárquica com destaque na mediação cultural nas artes visuais”, completa.

Neste projeto, Torres tem apresentado 20 obras inéditas produzidas em aquarela durante o isolamento social desde 2020, as obras trazem relações com a memória, os objetos de casa, o corpo masculino e a sexualidade. Em seu perfil no Instagram (instagram.com/danieltorresartes/) , o artista está promovendo um sorteio de uma FINE ART da aquarela “Chifre de Veado”, que ilustra a divulgação do projeto.

O projeto “Um convite à curadoria” foi contemplado no Edital Formação e Pesquisa – Troca de Saberes a distância e é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc – Governo do Estado Rio Grande do Norte / Fundação José Augusto.


SOBRE O ARTISTA:

Daniel Torres é multiartista graduado em Produção Cultural pelo IFRN, desenvolve seus afazeres artísticos entrelaçando artes visuais e artes cênicas.  É gestor do Espaço Artístico A3, integrante do Grupo Teatro Carmin (RN) e parceiro artístico da bailarina Ana Claudia Viana (CE). Já expôs nas cidades de Natal, Fortaleza, Rio de Janeiro e Curitiba, e em países como Itália e Áustria. Como artista visual iniciou sua carreira artística a partir da sua formação na linguagem do desenho, e teve como mestre o artista Adenilson Silvino na Escola de Artes José Lemos de Oliveira em Ceará-Mirim/RN. Atualmente tem se destacado com a Exposição PELO PESCOÇO, que também virou espetáculo cênico, alcançando novos públicos e lugares expositivos, sendo vista por mais de 5 mil pessoas. Vem se dedicando à pesquisa e aprimoramento na direção de arte, além de estar investindo no campo das ilustrações.

SOBRE CONVIDADOS:

AVELINO NETO (RN)

Doutor em Educação pela Universidade Paul Valéry – Montpellier III e pela UFRN. Mestre em filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia. Pesquisa as articulações entre estética e Filosofia da Educação.

RICARDO DESIDÉRIO (PR)

Doutor e Pós-doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em Sexualidade, Cultura e Educação Sexual pela UNESP/Araraquara. Pedagogo e sexólogo. Consultor de matérias para o site UOL/Mulher/Comportamento.

HILANA BERNARDO (RN)

Graduada em Tecnologia em Produção Cultural pelo IFRN (2013). Atua nas áreas de Produção cultural, Produção de eventos, assessoria artística, elaboração de projetos, mediação cultural e arte educação.

RENATO MEDEIROS (MT)

Doutorando em Artes Visuais pela UnB, com pesquisa em Arte Digital e seus modos de circulação e memória. É também jornalista cultural e editor do @pigmum.arte, com conteúdos sobre arte, exposições e museus.

SERVIÇO: 

Projeto “UM CONVITE A CURADORIA” Exposição Catexia de Daniel Torres

Datas: 13, 18 e 20 de maio 

Horário: terças e quintas, às 20h no YouTube

O link do bate papo e exposição na bio do artista no intagram/danieltorresartes

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X