Connect with us

Cultura

Literatura durante a quarentena

Publicado

O isolamento fez com que as pessoas se dedicassem mais a leitura

A literatura não pretende curar o sofrimento do mundo causado pelo covid-19, mas certamente iluminará o caminho. Não irá nos confortar e nem servirá como lição. No entanto, ao longo das histórias, também iremos enfrentar dramas e tragédias, que acaba nos tornando mais humanos.

Nesse ponto, quando pensamos em nossa sobrevivência não mais como indivíduo, mas como espécie, vale a pena olhar para trás e pesquisar na literatura por narrativas emblemáticas, que nos dão prazer na leitura e nos fornecem elementos para refletir e seguir em frente.

A seguir, eu irei oferecer algumas seleções de livros:

Os contos de Beedle, o Bardo

Os contos de Beedle, o bardo | Amazon.com.br
Foto: Reprodução/Google Imagens

Publicado em 2019, Os contos de Beedle, o Bardo é um livro de histórias infantis, escrito pela J.K. Rowling. A obra é composta por cinco histórias, sendo elas:

O Bruxo e o Caldeirão Saltitante, que fala sobre um bruxo muito gentil e bondoso que ajudava os seus vizinhos com poções e mágicas que adquiria de seu caldeirão;
A Fonte da Sorte, que nos conta a história de três bruxas que tiveram decepções e tristeza que decidiram buscar a fonte da sorte;

O Coração Peludo do Mago, que aborda a história de um mago amargurado que decidiu não se apaixonar mais e recorre às artes das trevas para impedir que isso aconteça;
Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante, que fala de um rei tolo que queria ser o único a fazer magia;

– O Conto dos Três Irmãos, que viajavam a noite e encontram um rio. Cheio de magias, eles constroem uma ponte. Ofendida, a morte finge parabenizá-los e oferece um presente para os três.

 Os Instrumentos Mortais

Kit Livros - Série Os Instrumentos Mortais 6 Livros - Galera ...
Foto: Reprodução/Magazine Luiza

Publicados entre 2007 e 2014, Os Instrumentos Mortais é uma série literária de fantasia urbana escrita por Cassandra Clare. Faz parte de sua coleção: Cidade dos Ossos, que conta a história de uma adolescente que imaginava ser normal; Cidade de Vidro, que fala de uma adolescente em busca de uma poção para salvar a vida da sua mãe e pra isso ela viaja até uma cidade de vidro; Cidade dos Anjos Caídos, cujo foco está voltado para Simon, que está começando a se adaptar com a sua vida de vampiro; Cidade das Almas Perdidas, que aborda quando Jace e a Clary voltam a se encontrar, porque Clary fica horrorizada quando descobre que a magia do demônio Lilith, tornou Jace um servo do mal; Cidade do Fogo Celestial, que fala de quando Jace, Clary, Simon, os Ligthwood e Magnus se unem no meio do caos para poder enfrentar Sebastian, cujo poderes colocam tudo em risco. Por fim, Cidade das Cinzas, que mostra Clary Fray querendo que sua vida voltasse ao normal, porque ela é uma caçadora de sombras especializada em matar demônios.

Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã

Foto: Reprodução/Google imagem

Publicado em 2015, Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã é um livro escrito pelo autor israelense Yuval Harari. No livro, Harari descreve os eventos e as experiencias humanas individuais, juntamente com as questões éticas com relação ao histórico e as pesquisas do autor. A obra tenta pintar uma imagem do futuro e discute muitas questões sobre a temática.

A Sutil Arte de Ligar o Foda-se

Livro: A SUTIL ARTE DE LIGAR O F*DA-SE | Livraria Cultura ...
Foto: Reprodução/Livraria Saraiva

Publicado em 2017, o livro A Sutil Arte de Ligar o Foda-se é um livro de autoajuda de Mark Manson, que chama muito atenção por causa do seu nome. Essa obra possui uma linguagem totalmente informal, em que a autora compartilha as suas experiências humanas, que são fáceis de serem identificadas. Esse livro faz com que as pessoas pensem um pouco mais sobre o que elas elegem como importante na vida delas e o que elas consideram insignificantes. Mark mostra que a dor é importante, que é necessário senti-la, e o seu livro ajuda a amadurecer.

Floradas na Serra

Floradas Na Serra by Dinah Silveira de Queiroz
Foto: Reprodução/Livraria Saraiva

Publicado em 1995, Floradas na Serra é um romance da autora Dinah Silveira de Queiroz. A obra retrata as angústias e expectativas de um grupo tuberculosos internados em um sanatório em Campos do Jordão, numa época que a doença era conhecida como Peste Branca e ainda provocava inúmeras mortes.

Sherlock Holmes e o Cão dos Baskerville

Sherlock Holmes - O Cao Dos Baskerville - Principis - Livrarias ...
Foto: Reprodução/Google Imagem

Publicado em 1902, O Cão dos Baskerville é um romance policial escrito por Sir Arthur Conan Doyle, tendo como protagonistas Dr. Watson e Sherlock Holmes. A obra traz a história do detetive, com o seu fiel parceiro Watson, investigando a morte do milionário inglês Charles Baskerville, que foi encontrado morto em um pântano próximo de sua casa. O livro fala sobre a lenda de que Charles teria sido morto por um suposto cão diabólico.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X