Connect with us

Saúde

A importância da fisioterapia preventiva

Publicado

Especialista explica como exercícios podem prolongar a qualidade de vida dos idosos

Foto: Reprodução | Internet

Sabemos que, com o avançar da idade, ocorre um declínio progressivo dos mecanismos fisiológicos, estruturais e metabólicos em nosso corpo. Alterações físicas e funcionais, como redução da força muscular, alteração do equilíbrio postural, redução da massa magra, aumento da massa gorda e disfunções na musculatura do assoalho pélvico são fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos. É o que explica a fisioterapeuta e coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade UNINASSAU Natal, Silvia Oliveira.

Essas alterações podem aumentar o risco de comorbidades e dependência funcional, além de impactar na saúde mental e nas relações sociais dessa população. “Dessa forma, a Fisioterapia tem como objetivo principal auxiliar na manutenção e promoção de uma boa qualidade de vida, dentro das limitações da condição de saúde ou idade do idoso”, explica.

O profissional fisioterapeuta utiliza dos recursos da fisioterapia visando a melhora da manutenção da força e do tônus muscular, como a melhora do equilíbrio postural e da coordenação motora. Isso ajuda a prevenir o risco de quedas e complicações cardiorrespiratórias e motoras, promovendo também a independência funcional. “Por isso, é de extrema importância ensinar exercícios que futuramente poderão ser feitos sozinhos”, afirma Silvia.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X