Connect with us

Séries e Filmes

Resenha: O menino do pijama listrado

Publicado

O filme em questão é uma produção BBC (British Broadcast Corporation) de 2008, foi dirigido por Mark Herman, que mostra durante o seu enredo a realidade dos campos de concentração e a forma que os Judeus eram tratados, na concepção de uma criança.

Shmuel e Bruno, em O Menino do Pijama Listrado – Foto: Reprodução | Netflix

Bruno, assim que se muda de Berlim para um local isolado no campo, devido a promoção de seu pai, percebe que da janela do seu quarto é possível visualizar uma fazenda, onde todos usavam pijamas listrados durante os dias. Após se sentir sozinho em sua nova moradia, ele decide ir até a fazenda ver se encontra alguém para brincar. Chegando na fazenda, ele encontra Shmuel, um menino que tinha sua mesma idade, mas que vivia atrás das cercas, sem poder sair. Após conhecer Shmuel, o menino começa a realizar visitas para o garoto todos os dias, e sua curiosidade o faz perguntar para seus pais e sua irmã sobre o que aquele lugar se tratava e o porquê das pessoas estarem sempre iguais, mas todas respostas eram evasivas e não saciavam suas dúvidas.

A “fazenda” retratada no filme, era um dos campos de concentração de Auschwitz e o Shmuel era um dos judeus presos forçados a trabalhar. Sem saber dos perigos daquela amizade, já que na cabeça de crianças não existem raças superiores, os garotos bolam um plano, para que Bruno se junte a ele na fazenda para ajudar achar os seus pais. Então, Shmuel leva um pijama até Bruno, para que ele entre sem ser notado, o plano do menino funciona e ambos começam a procurar a família de Shmuel. Durante isso, na família de Bruno, sua mãe, que a pouco tempo soube sobre os horrores que seu marido permitia, aconteciam perto de sua residência, e que lá não era só o lugar que os Judeus ficavam, como o seu marido havia lhe dito, e sim que lá eles também eram mortos pela câmara de gás. Então, Elsa (Vera Farmiga) se dá conta que seu filho não está em casa e se desespera ao ver que o rastro de um lanche deixado por ele na janela indica que o menino foi para a fazenda. Com isso, a mãe de Bruno avisa seu marido que vai imediatamente com soldados para tentar encontrar o garoto, e sua mãe, sentindo que algo de ruim para acontecer, vai pela trilha que seu filho mais novo havia feito.

O filme aborda temas políticos, sociais e históricos. Não expõe nenhuma vítima e traz uma bela e emocionante história sobre um dos principais massacres já ocorridos no mundo, o Holocausto, que foi guiado pelo egocentrismo e sensação de superioridade da raça Alemã.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X