Connect with us

Política

60% da população brasileira é favorável ao adiamento das eleições de 2020

Publicado

Uma pesquisa realizada pelo Portal Poder360 indicou que 60% da população brasileira é favorável ao adiamento das eleições municipais de outubro. Para essa fatia da população o ideal seria transferir o pleito para os meses de novembro ou dezembro de 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. 24% dos entrevistados prefere que a data seja mantida.

Foto:Nelson Jr./Ascom/TSE

Dos 2.500 eleitores que foram ouvidos pela pesquisa, 12% diz que apoia a extensão dos mandatos atuais de prefeitos e vereadores, com isso as eleições de 2020 seriam canceladas.

O primeiro turno das eleições municipais deve acontecer no dia 4 de outubro, e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês, se o calendário for mantido.

Segundo o presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a decisão sobre adiar as eleições deve ser tomada até o mês de junho. O ministro assume o cargo de presidente do STF no próximo dia 26 e será responsável por conduzir o processo eleitoral de 2020.

Barroso já afirmou que o certo seria seguir o cronograma, mas que há a possibilidade que o pleito seja adiado. “Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e , a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, disse o ministro.

A data das eleições, no Brasil, é determinada pela Constituição Federal – 1º domingo de outubro – , ou seja, qualquer modificação precisa ser feita através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pelo Congresso Nacional.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X