Connect with us

Educação

Em Natal, milhares vão as ruas contra cortes na educação

Publicado

Em todos os estados, milhares de brasileiros saíram as ruas e manifestaram repúdio ao corte de 30% no orçamento das universidades federais.

Na quarta-feira (15), as ruas do Brasil foram tomadas por estudantes, professores e trabalhadores de escolas e universidades além de diversos movimentos sociais, por conta do Dia Nacional de Greve na Educação, em protesto contra os cortes anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) para o setor.

Em Natal milhares de pessoas se concentraram em frente ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRN) com cartazes, faixas e palavras de protesto contra os cortes na educação. Em seguida, os manifestantes tomaram as duas faixas da avenida Senador Salgado Filho e caminharam até as imediações do Shopping Via direta.

Segundo a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desde o período da ditadura sua geração luta por um país melhor e por uma educação publica de qualidade. “Tem sido assim a nossa trajetória e nós não vamos desistir não vamos sair das ruas. Continuaremos lutando por uma educação pública, gratuita e de qualidade” afirmou Socorro.

Entenda a questão

No último dia 30 de abril, Abraham Weintraub, ministro da Educação, anunciou cortes de 30% em todos os níveis da educação. Nas universidades federais, o governo bloqueará 30% do orçamento previsto para pagamento de dívidas não obrigatórias, como trabalhadores terceirizados, obra, compra de equipamentos, água, luz e internet.

Além disso, os manifestantes protestaram contra as declarações polêmicas do ministro Abraham, que associou o corte a atos de “balbúrdia”

 

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X