Connect with us

Julho de 2020

22jul16:0018:00ENCONTROS DIALÓGICOS: VIDAS E VOZES QUE IMPORTAM

more

Event Details

Mundo do trabalho é tema de debate em projeto do Decom

Ação de extensão Encontros dialógicos: vidas e vozes que importam visa discutir temáticas relacionadas à intensificação das ameaças de saúde e de direitos humanos no contexto da Covid-19.

Na próxima quarta-feira (22/07), das 16h às 18h, na plataforma Google Meet (https://meet.google.com/nez-rdwt-kvd), será realizada mais uma reunião do projeto ENCONTROS DIALÓGICOS: VIDAS E VOZES QUE IMPORTAM, com o tema “O mundo do trabalho antes, durante e pós pandemia”. Ao todo, serão dez oportunidades de contribuir com o processo de enfrentamento das violações de direitos aprofundadas no atual cenário da pandemia do Covid-19. As reuniões são abertas aos públicos interno e externo à universidade.

Esta semana, os convidados são: Sáskya Gurgel, analista de sistemas e coordenadora da Unidade de Sistemas Comerciais na Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern); Thiago Santos, advogado e pós-graduado em Direito do Trabalho; e Larissa Moura, jornalista e mestranda em Estudos da Mídia pelo PPGEM-UFRN.

Em cada encontro semanal, de junho a agosto, vamos dialogar, com representantes da sociedade civil e do sistema de justiça, sobre as populações, comunidades, territórios e grupos em situação de vulnerabilidade e hipervulnerabilidade. O foco das discussões são as ameaças à saúde acompanhadas da intensificação das históricas violências aos seus direitos humanos mais básicos, como o direito à vida, à àgua, à alimentação, à educação, à cultura, à acessibilidade, à moradia, à terra, ao trabalho, à liberdade de expressão e à comunicação.

Portanto, a escolha por realizar os Encontros Dialógicos: Vidas e Vozes que importam surge no bojo do agravamento das violações dos direitos humanos no continente americano. A pandemia expôs, como nunca, a ferida colonial das discriminações e das desigualdades civis, políticas, econômicas, sociais, culturais, ambientais, sexuais e comunicacionais. As temáticas escolhidas visam, de igual maneira, contribuir com a produção de conhecimento crítico sobre uma América marcada pelo sangue dos corpos negros e indígenas, sobre um conceito de humanidade construído a partir da opressão e exploração dos povos periféricos/do sul do mundo; e sobre uma experiência de “comunicação” forjada nos silêncios e invisibilidades impostas.

O projeto ENCONTROS DIALÓGICOS: VIDAS E VOZES QUE IMPORTAM, coordenado pelas professoras e pesquisadoras Aline Lucena e Patrícia Paixão, consiste numa ação de extensão do Departamento de Comunicação Social (Decom), integrada às atividades do Observatório Latino Americano de Comunicação, Mídias e Direitos Humanos (Amaru), do grupo de pesquisa Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura (Ecomsul), do grupo de estudos Epistemologias Subalternas em Comunicação (DesCom) e com participação de estudantes do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM). Essa ação pretende contribuir com o processo de enfrentamento das desigualdades e discriminações recrudescidas no atual cenário da pandemia do Covid-19.

 

SERVIÇO

ENCONTROS DIALÓGICOS: VIDAS E VOZES QUE IMPORTAM

DATA: 22 de julho

HORÁRIO: 16h-18h

TEMA: O mundo do trabalho antes, durante e pós pandemia.

ONDE ACESSAR: https://meet.google.com/nez-rdwt-kvd

MAIS INFORMAÇÕES: Profª. Aline Lucena (aline.lucena@gmail.com)

 

 

PERFIL DAS(OS) CONVIDADAS(OS)

 

Sáskya Gurgel – Formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFPB e Mestrado em Informática pelo PPGI-UFPB. Atua como Analista de Sistemas e Coordenadora da Unidade de Sistemas Comerciais na Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), sendo co-fundadora do Coletivo de Mulheres “Caernianas”.  Feminista, atleta amadora de vôlei e entusiasta da atuação de mulheres na área de tecnologia.

 

Thiago Santos – Advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho.  Foi fundador e é ex-dirigente do Sindicato de Operadores de Telemarketing de Pernambuco; foi dirigente da Federação Interestadual da Federação de trabalhadores em telecomunucações.  Presta consultoria jurídica sobre direito coletivo do trabalho à entidades sindicais de trabalhadores em todo o país e já representou o Brasil nos Encontros Latinoamericano e Caribenho de Sindicalistas realizados na Venezuela (2007), Brasil (2015) e Colômbia (2017).

Larissa Moura – Formada em jornalismo pela UFRN, mestranda em Estudos da Mídia pelo PPGEM-UFRN, integrante do grupo de estudos Preserv-Ação: Comunicação, Ciência e Meio Ambiente da UFPA/UFRN e do Grupo de mapeamento dos novos arranjos alternativos de jornalismo no Brasil, do Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho da ECA/USP.

Time

(Wednesday) 16:00 - 18:00

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X