Connect with us

Opinião

O quão singular é pertencer a si mesmo? 

Publicado

Parece-me extraordinário e ousado demais calçar os próprios sapatos e vestir as próprias túnicas.  O ordinário é dar um jeito para caber nas vestes e calçados alheios, pouco importando se hão de ficar confortáveis ou se compõem o nosso estilo. 

“Caber” é o conceito de ordem. Somos catequizados de forma explícita, implícita, enérgica e também velada, de que para sermos vistos e valorizados precisamos nos enquadrar. Em outras palavras, mais uma vez, nos é empurrado de goela abaixo que sermos “descabidos” não é uma opção viável ou possível.
Continuaremos a seguir o ordinário ou arriscaremos a navegar pelo extraordinário? 

Nos acostumamos a seguir de acordo com as expectativas do mundo, a todo custo, tal qual siri numa lata? Naturalizamos ficarmos reféns do olhar do outro? 

“Adultecemos” a ponto de perdermos nossa autenticidade e de aceitarmos que sim, devemos, na verdade, seguir o fluxograma que determinaram para nossa vida?  Caímos no pragmatismo nocivo de acharmos sonhos besteira? Vocação ultrapassada? E utopia “coisa de comunista”? 

Embrutecemos o olhar e deixamos de reparar o banal, o dia a dia e a beleza do entardecer? Nos tornamos uma geração incapaz de ter voz e bradar em alto e bom som que temos o direito existencial de escolhermos quais sapatos queremos calçar e quais túnicas desejamos vestir?

A geração Y falhou de modo a continuar agindo à luz do ordinário? Os Millennials seguem em busca de caber? E imbuídos na incapacidade de efetivamente questionar? 

Seguiremos sem voz ativa? Dependentes da validação de outrem, cheios de inseguranças e apáticos diante da vida, sem perguntar qual deve ser a sensação de liberdade ao sermos “descabidos”?

Que tal rompermos com o convencional e agirmos de modo extraordinário? Afinal… O quão singular é pertencer a si mesmo? 

Continue Reading
2 Comments

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X