Connect with us

Eleições 2022

TRE-RN centraliza atendimento ao eleitor de Natal no Fórum Eleitoral a partir de segunda-feira (25/04)

Publicado

Atendimento ao eleitor nas Centrais do Cidadão de Natal fica suspenso de 25 de abril a 04 de maio

Urna eletrônica Foto:Nelson Jr./Ascom/TSE

⁣A partir da próxima segunda-feira (25), o atendimento presencial ao eleitor de Natal, que deseja fazer ou regularizar o título, será realizado exclusivamente no Fórum Eleitoral. Devem procurar o atendimento presencial aquele eleitor que não tem acesso à internet ou possui dificuldades em acessar ou utilizar o sistema Título Net.
⁣A mudança acontece em virtude da expressiva demanda junto aos cartórios eleitorais de Natal. Com isso, os servidores que atuam nos boxes do TRE-RN nas Centrais do Cidadão da capital serão deslocados para reforçar o atendimento nos cartórios eleitorais. O Fórum Eleitoral de Natal está localizado na Av. Rui Barbosa, 215, Tirol, e o atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 8h às 14h, observando a capacidade de trabalho de cada zona eleitoral.

O eleitor que comparecer ao Fórum será atendido, mas o TRE-RN orienta que o eleitor utilize o Atendimento On-Line disponível no site. Nele é possível realizar transferência, mudança de local de votação, fazer a primeira via do título, entre outros serviços.

Após o dia 4 de maio serão mantidos nos boxes das Centrais do Cidadão de Natal o quantitativo mínimo de servidores para atendimento aos eleitores, que porventura precisem dos serviços da Justiça Eleitoral.

Fechamento do Cadastro Eleitoral⁣

O prazo para o eleitor regularizar a sua situação eleitoral vai até o dia 04 de maio, último dia para o fechamento do cadastro eleitoral. Por isso, para votar nas eleições 2022, o eleitor precisa estar com a situação regular perante a Justiça Eleitoral.⁣

Até o dia 03 de maio, o atendimento ao público nos cartórios eleitorais  é de segunda a sexta, no horário das 8h às 14h. A exceção será o dia 04 de maio, quando os cartórios eleitorais e postos de atendimentos funcionarão das 8h às 17h, com distribuição de fichas para o atendimento presencial dos eleitores.

⁣Como regularizar?⁣

No site do TRE-RN há um destaque principal que leva até a página do Autoatendimento do Eleitor. Lá o internauta acessa o sistema Título Net, preenche o formulário com suas informações e anexa os documentos solicitados. Após o preenchimento, é gerado protocolo para acompanhamento. Na sequência, os dados são enviados imediatamente para a Zona Eleitoral correspondente e, caso estejam todos corretos, após verificação pela equipe do cartório, as informações são encaminhadas para o Tribunal Superior Eleitoral para validação. Vale lembrar que quem possui débito com a Justiça Eleitoral deve quitar a dívida antes de iniciar o requerimento.⁣

Havendo necessidade de ajustes nos dados, o cartório eleitoral entrará em contato por e-mail ou WhatsApp para a complementação. Por isso, o TRE-RN reforça a importância do preenchimento correto das informações solicitadas no requerimento para agilizar o atendimento.⁣

Na página do Autoatendimento do Eleitor também é possível acompanhar o andamento da solicitação, imprimir o título de eleitor, consultar a existência de multa eleitoral, emitir certidões e muito mais. Se precisar de mais orientações, o eleitor pode entrar em contato com a sua Zona Eleitoral. Neste link é possível acessar contatos e endereços dos Cartórios Eleitorais do RN: https://www.tre-rn.jus.br/o-tre/zonas-eleitorais/enderecos-eletronicos.

Biometria⁣

É importante lembrar que a coleta da biometria está suspensa, conforme estabelecido na Resolução nº 23.615/2020 e confirmado pela Resolução TSE nº 23.667/2021. Portanto, quem está com o título em dia e quer apenas cadastrar a biometria não precisa buscar atendimento por enquanto. Essas pessoas poderão votar normalmente nas Eleições 2022.⁣

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X