Connect with us

Sociedade

Colônia de férias traz benefícios para o tratamento de crianças com autismo

Publicado

Em Natal, clínica especializada em transtornos de desenvolvimento elaborou agenda especial de lazer para o mês de janeiro

Foto: Divulgação

“Aprender brincando”. É com essa premissa que a Clínica de Atendimento Personalizado em Terapias Avançadas (CLIAP) preparou uma programação especial para a colônia de férias até o dia 21 de janeiro. Especializada no tratamento de crianças e adolescentes com autismo e outros transtornos de desenvolvimento, a instituição planejou atividades que estimulam o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual, enquanto proporciona momentos de interação social, criatividade e diversão. 

A psicóloga Jordylene Andrade, coordenadora do corpo clínico infantil da instituição, explica que as atividades lúdicas são um meio de expressão e maturação no plano social, cognitivo, físico e psicológico infantil, e que a experiência em grupo oferece benefícios aos pacientes.

“É por meio das brincadeiras coletivas que as crianças podem ter contato com outras da mesma idade, e isso ajuda para que conheçam as pessoas que as rodeiam, aprendam com os comportamentos dos seus iguais e, com isso, tenham um ganho no seu repertório social”, pontua a especialista.

Atividades ao ar livre como oficinas de brinquedos, de pintura, campeonato de futebol, circuito psicomotor e brincadeiras na piscina são algumas das ações planejadas para a colônia, sempre respeitando a singularidade de cada criança. Também será realizado um campeonato de jogos de tabuleiro, além de oficina de slime, de culinária, sessões de cinema, piquenique e uma boate sensorial adaptada para o público, que tem maior sensibilidade a sons, luzes e contato físico.

Além dos benefícios sociais de experienciar uma colônia de férias, um estudo feito pela Universidade de Brasília (UnB) com crianças entre 6 e 12 anos mostra que esse tipo de programa são as preferidas dos pequenos: 70% escolheram brincadeiras tradicionais e esportivas como as preferidas e apenas 11,4% indicaram que os gadgets – games, computadores e outros eletrônicos – são as brincadeiras favoritas. 

“Acima de qualquer coisa, queremos proporcionar aos nossos pacientes diversão em clima de férias, afinal, crianças são crianças e esse é um momento especial para elas”, diz Jordylene. 

Sobre a CLIAP

Localizada no antigo Casarão do Tirol (na esquina da Avenida Campos Sales com a Rua Maxaranguape) há dois anos, a CLIAP conta com ampla área externa e 30 ambientes terapêuticos, além de salas de atendimento, auditório, banheiros adaptados, cozinha funcional e refeitório no térreo. No pavimento superior ficam localizadas as salas de integração sensorial, espaços para terapia Padovan, Pediasuit, cantinho de leitura, sala do sono e um espaço com estrutura de rapel e tirolesa.

A estrutura conta com amplo espaço adaptado para acomodar os atendimentos especializados em Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis) com foco no público infantojuvenil.

Serviço – Colônia de férias da CLIAP 

Onde: Av. Campos Sales, 720, Tirol

Quando: De 10 a 21 de janeiro – Turno Matutino e Vespertino

Contato: (84) 2030-3041

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X