Connect with us

Sociedade

Ativistas organizam mutirão para combater a gordofobia e garantir a vacinação de pessoas gordas

Publicado

Carla Nogueira e Cecília Oliveira ativistas do Movimento Fora do Padrão | Foto: Divulgação

Diante da dificuldade de pessoas gordas com IMC maior ou igual a 40 conseguirem atestado para comprovar o critério de prioridade estabelecido no Plano Nacional de Imunização e garantir o direito à vacinação, as ativistas Carla Nogueira e Cecília Oliveira do Movimento Fora do Padrão realizaram um grande mutirão em prol da vida para assegurar este direito nesta segunda-feira (07). Esta é a segunda edição do Mutirão. 

O Movimento Fora do Padrão surgiu em setembro de 2018 como um bazar, desde então, tem crescido na cidade promovendo palestras em diversos eventos sempre pautando o empoderamento feminino e o combate à gordofobia.

Para Carla Nogueira é de fundamental importância combater a gordofobia e a covid-19. “A vacinação para pessoas com IMC 40+ é um direito e está estabelecido no Plano Nacional de Imunização. Nós não podemos permitir e silenciar a gordofobia e nem muito menos deixar que a desinformação sejam entraves para a vacinação contra o Covid 19. Muitas estão indo aos consultórios médicos, postos de saúde e saindo sem seus laudos por pura negligência, isso é um crime e merece ser denunciado. Estamos aqui unindo forças com médicos voluntários para garantir que este direito seja garantido e mais pessoas tomem a vacina”, declara Carla. 

A ação do grupo é inspirada no mutirão feito pela ativista de Fortaleza (CE), Carol Zacarias, que através do mutirão conseguiu atender mais de 200 pessoas. Durante a primeira ação realizada na capital potiguar na última segunda-feira (31), 7 pessoas saíram com laudo médico em mãos, e mais de 15 atendimentos foram realizados. A perspectiva é que nesta segunda edição mais de 20 pessoas sejam atendidas.

No local, as pessoas são pesadas, medidas e têm seu IMC calculado para conferir os dados do formulário, aquelas que estivessem aptas  a receber o atestado, passavam por atendimento com médicos voluntários colaboradores da ação que emitem o atestado.

A articulação do Fora do Padrão tem sido feita através de grupos no whatsapp e pelas redes sociais. O grupo disponibilizou formulário eletrônico para que as pessoas que se enquadram nesta prioridade pudessem se cadastrar. O documento segue disponível no perfil do Fora do Padrão no Instagram: instagram.com/movimentoforadopadrao 

No formulário, as pessoas preenchem seus dados (telefone, peso e altura), para que assim o grupo possa levantar o quantitativo de pessoas que ainda precisam ser atendidas. As pessoas que atenderem ao critério de IMC maior ou igual a 40 são convocadas para a ação presencial. 

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X