Connect with us

Educação

Educação básica encerra 2020 com muitas lições

Elo

Publicado

Instituições de ensino se programam para fechar ano letivo com a certeza de que o ambiente digital segue como grande parceiro das atividades pedagógicas

Os alunos entraram nos personagens para encenar as obras estudadas

O setor da educação está entre os que mais enfrentaram desafios com a pandemia: desde a interrupção das atividades, a implementação do ensino online e, por último, o retorno híbrido às aulas – oferecendo a opção de continuar no online ou retornar ao presencial. Com isso, as instituições de ensino se viram diante de uma nova realidade, tendo a internet como canal principal, uso de salas virtuais e utilização de plataformas online. Agora, para o encerramento de um ano letivo atribulado, mais uma vez será no ambiente online que as atividades irão acontecer.

É o caso da tradicional Mostra de Teatro de fim de ano da Casa Escola, evento que conta com apresentações teatrais de todas as turmas do Ensino Fundamental I e II da instituição. Os preparativos sempre começam com muita antecedência com os ensaios para os espetáculos, que aconteciam presencialmente com toda pompa. Este ano, tudo migrou para o ambiente virtual.

“Como sempre fazem, as turmas estudaram obras literárias ao longo do ano e, ao final, adaptamos esses textos à linguagem teatral. O diferencial de 2020 é que os alunos estão gravando suas falas e participações na escola e em casa com ajuda  da família e, a partir daí, montaremos um belo espetáculo teatral virtual, cheio de encantamento e interatividade”, explica o professor de teatro Denilson David.

A professora de Português do Ensino Fundamental II, Thayane Morais, acrescenta que “as obras adaptadas pelos alunos esse ano foram O Mágico de Oz, Dom Casmurro e o Auto da Compadecida. Esse trabalho, em conjunto com o teatro, os ajudou a desenvolverem uma visão mais ampliada da linguagem literária”, comenta.

O evento também conta, tradicionalmente, com o lançamento dos livros de cada turma, com textos literários escritos pelos alunos: são contos, romances, gêneros policiais, jornalísticos etc. Até então, nos anos anteriores, a sessão de autógrafos acontecia no palco, antes da apresentação da peça. Era o momento de os alunos dividirem suas experiências com as famílias e a comunidade escolar. Esse ritual também será diferente este ano.

A partir desta quinta-feira (10) até próxima sexta-feira (18), alunos, professores e familiares participam da Mostra de Teatro Casa Escola e do lançamento dos livros de cada turma pela plataforma Google Meet. Será mais um evento virtual, entre tantos que já aconteceram ao longo de 2020, para manter a rotina de atividades da escola. E a expectativa é de que o próximo ano letivo siga tendo as plataformas digitais como uma importante ferramenta na rotina escolar. Mas não é só isso que fica como lição.

“Este ano tem sido de muito aprendizado para todos nós que compomos a comunidade escolar: gestores, professores, alunos, famílias e demais colaboradores, estamos nos reinventando, entendendo cada dia como um passo e colhendo novas lições que ficam para o futuro. Nós dividimos com as famílias a tomada de decisões sobre a pandemia, isso nos uniu ainda mais para enfrentarmos juntos essa crise sem precedentes”, reflete Priscila Griner, diretora da escola.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X