Connect with us

Cultura

Confira os novos episódios da série “Papo de Economia Criativa”

Elo

Publicado

Gravação Cine Drive-In Natal | Foto Divulgação

A série documental Papo de Economia Criativa, idealizada e dirigida pela jornalista e fundadora da Papo de Mídias Erika Zuza, estreou no último dia 24 a sua primeira temporada mostrando os bastidores da identidade criativa potiguar, abrangendo as grandes áreas da economia criativa atendidas pelo SEBRAE no país: Consumo, Mídias, Cultura e Tecnologia.

São quatro mini documentários, exibidos no canal do YouTube da Papo de Mídias, nas terças e domingos, com imagens captadas através de smartphone, seguindo todos os protocolos de segurança. Em um bate-papo descontraído, o projeto dá voz e visibilidade a profissionais que atuam no mercado criativo e que estão sempre dispostos a inovar em suas atuações, especialmente neste ano de pandemia da COVID-19.

No primeiro episódio, com o tema ‘Consumo’, foram entrevistados dois profissionais do mercado da moda potiguar: Marcus Figueirêdo, diretor criativo e CEO da “Moda de Pedro” (@modadepedro) e Geórgia Dantas, estilista e idealizadora da marca “Gueorguia – Moda Responsável” (@georguiaoficial).

O segundo episódio abordou o tema ‘Mídias’, com foco no mercado audiovisual, mostrando a cobertura dos bastidores do “Cine Drive-In Natal”, idealizado pelas produtoras Haylene Dantas e Keila Sena. O projeto proporcionou uma experiência de cinema diferenciada aos potiguares, contando com 125 profissionais envolvidos direta ou indiretamente na sua execução e recebendo mais de 1300 carros. Keila Sena destacou a relevância do Papo de Economia Criativa para os profissionais do segmento: “Vejo este projeto como inovador – ao menos aqui no RN – mostrando a importância da Economia criativa e apresentando projetos que impulsionam o setor. A área da cultura é sempre a ponta, se há crises é a primeira a ser cortada e se houver retomada é a última da fila. É muito importante pra nós que fazemos parte deste segmento ter um veículo que fale e reforce a importância da cultura para a economia, o quanto nosso setor movimenta o mercado, gerando trabalho e renda. Eu me sinto muito honrada enquanto Cine Drive-in Natal de ter o projeto incluído neste programa, reforçando a importância que o projeto teve em meio a pandemia, gerando trabalho pra muitas pessoas que não estavam trabalhando. Sabemos que parte das pessoas que fazem a economia criativa são profissionais liberais que precisam estar em constante movimento em trabalho para poder se manter e manter as suas famílias. Que bom que este projeto registra projetos empreendedores, pois, além de servir de exemplo para os fazedores da cultura, reforça ao poder público e as empresas privadas que incentivar, patrocinar projetos culturais é desenvolver a economia, é validar a importância da Economia Criativa.”

O terceiro episódio falou de cultura, no universo das artes cênicas da companhia “Casa de Zoé”, uma produtora idealizada pela atriz Titina Medeiros, com o intuito de promover encontros artísticos e suas derivações criativas. Tendo como seu primeiro grande projeto o espetáculo “Meu Seridó”, a companhia tem sua ênfase voltada para teatro, mas já trabalha também em outras áreas de expressão como o cinema e a música. Arlindo Bezerra, produtor executivo da Companhia falou da participação na série: “Falar sobre o nosso ofício da produção de conteúdo artístico é sempre uma oportunidade de tornar consciente o nosso próprio fazer. Quando verbalizamos o nosso modo de produção, de alguma forma estamos organizando sistematicamente, o que por vezes fazemos de maneira até intuitiva”.

E encerrando esta primeira temporada o Papo de Economia Criativa aborda o tema ‘Tecnologia’, no mundo dos bastidores de quem vive da produção de jogos eletrônicos. Vamos conhecer profissionais potiguares que estão fazendo a diferença neste trabalho no Brasil e no Canadá. Além dos bastidores do grupo PONG – Potiguar Indie Games – comunidade dos desenvolvedores de jogos eletrônicos do RN.

A série documental Papo de Economia Criativa, da Papo de Mídias, é um projeto aprovado no Edital de Economia Criativa do SEBRAE – RN 2020. O projeto também conta com o apoio das empresas potiguares Cervejaria Raffe e Sodiê Doces Natal. 

SERVIÇO

SÉRIE PAPO DE ECONOMIA CRIATIVA

1º episódio: https://www.youtube.com/watch?v=IDTFA1jH584&t=23s

2° episódio: https://www.youtube.com/watch?v=ucZO32URjro

3° episódio: https://www.youtube.com/watch?v=x3DeLX-A0Lg&t=605s

4° episódio – Tema Tecnologia – 09/12 – Quarta-feira, 19h

Saiba mais:

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/papodemidias/

TWITTER: https://twitter.com/papodemidias

FACEBOOK: https://www.facebook.com/papodemidias

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X