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Saúde

“Mulher precisa estar bem para desempenhar papéis importantes na sociedade”, alerta profissional sobre cuidados com a saúde feminina

Elo

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Profissional de Educação Física da Bodytech Tirol dá dicas para as mulheres priorizarem exercícios físicos

O Outubro Rosa é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. O objetivo principal é alertar a sociedade e, principalmente, mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Uma das formas de prevenir a doença é a realização de atividades físicas. Além de garantir diversos benefícios, a prática pode auxiliar na redução de estresse e liberação de endorfina. Movimentar-se precisa ser, acima de tudo, uma ação de autocuidado.

De acordo com a profissional de Educação Física da Bodytech Tirol, Rafaela Carvalho, colocar o corpo em movimento por meio da prática de exercício físico pode trazer também respostas hormonais com influência fisiológica e psicológica. 

“Essa regulação hormonal contribui com a sensação de bem-estar, aumento da autoestima, diminuição do estresse e tensão corporal, ajudando nos casos de ansiedade e até na TPM, por exemplo. No caso de doenças, os exercícios de força, por serem construtores de massa muscular, são aliados indispensáveis da prevenção e tratamento da osteoporose, citando apenas alguns dos benefícios dessa prática”, explica a profissional. 

Para Isadora Rosado, de 36 anos e praticante de atividades físicas, os exercícios são uma válvula de escape para o estresse do cotidiano. “Eu faço dança desde os meus três anos de idade. Sempre me mantive ativa e fui mudando a atividade física, mas a dança sempre esteve presente na minha vida”, explica ela. Isadora tem resistência à insulina e a prática diária de exercícios fez com que ela controlasse a doença sem precisar utilizar medicações.

Com o decorrer dos anos, a rotina de Isadora mudou bastante. Além da dança, ela também aderiu à musculação, como forma de proteger o envelhecimento osteoarticular e muscular do seu corpo. Hoje ela é médica dermatologista, casada e tem dois filhos pequenos, então os horários dos exercícios foram mudando ao longo do tempo. Ela diz que a parte mais difícil desse processo foi acordar cedo entre 4h30 e 5h, mas que tudo é uma questão de tempo e adaptação.

“Isso nunca foi desculpa para desistir, pelo contrário. Sempre entendi que tinha que estar bem fisicamente e emocionalmente para me dedicar 100%à  minha família e ao trabalho”, afirma. Ela conta que os exercícios dão mais disposição no seu dia-a-dia e que um dia sem eles, já a deixa mais lenta e cansada. 

A rotina atribulada pode ser um obstáculo, e realmente nem sempre é simples encontrar tempo para praticar alguma atividade física em meio a tantas obrigações. Mas, ainda assim, a profissional da BT Tirol alerta para a importância desse esforço.

“A mulher precisa estar bem para desempenhar papéis tão importantes na sociedade, ela precisa de cuidados para ter uma boa saúde mental e física. Pensando nessa falta de tempo, academias como a própria Bodytech criaram modalidades de treino eficiente e eficaz para quem não pode ficar muito tempo na academia, como é o caso do BT Express”, disse. Além dos resultados no corpo, exercitar-se é uma ferramenta para lidar com as emoções, sentimentos e pressões do dia a dia, isso gera efeitos a longo prazo.

Ainda de acordo com Rafaela, o cansaço diário seria outro grande fator de interferência nos cuidados com a saúde da mulher. Nesse caso, é necessário tentar rever alguns aspectos na vida. “Dentro do possível, é preciso estipular prioridades na rotina diária, limitar tarefas impostas a si, pedir ajuda e dividir tarefas domésticas entre os membros da família. Nada disso faz a mulher menos forte e sim, mais livre para desempenhar o que é mais importante em sua vida”, finaliza. 

Treino dedicado a mulheres – Foto: Divulgação

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