Connect with us

Esporte

Clube de Regatas Flamengo, do remo à bola

Cassio Paiva

Publicado

A história da fundação e as duas primeiras décadas de existência do Rubro-negro, o período de transição das águas aos gramados

Image for post

O remo dominava o Rio de Janeiro no final do século XIX e o futebol ainda não era bem recebido pelo sociedade carioca. Apesar disso, o remo comandava as praias da capital fluminense e era o esporte que tinha as competições mais populares. Cada praia tinha seu grupo de regatas.

Em uma noite de setembro de 1895, um grupo de jovens do bairro do Flamengo, formado por José Agostinho Pereira da Cunha, Nestor de Barros, Mário Spíndola e Augusto da Silveira Lopes, após uma reunião, tiveram a ideia de formar uma equipe de remo para poder competir com os clubes dos bairros vizinhos.

Todavia, precisariam de um barco para se tornar um clube. Os integrantes mais abastados (endinheirados) ficaram com a missão de adquirir o barco. Compraram uma embarcação velha e a reformaram e, em 6 de outubro do mesmo ano, os atletas partiram felizes da praia do Caju em direção à praia do Flamengo para estrear a estimada Pherusa (nome dado à embarcação).

Image for post
Foi no Remo onde toda a história flamenguista começou em 1985.
(Imagem: portal redacaorubronegra.com)

Porém, com o tempo ruim, o barco virou. Bahia, o melhor nadador dentre os remadores ali presentes, resolveu ir nadando até a praia para pedir ajuda. Nesse meio tempo, um barco passou e resgatou os atletas que estavam boiando junto ao barco virado. Todos ficaram preocupados com Bahia. Depois de 4 horas, o amigo apareceu e ficou feliz de encontrar seus companheiros salvos.

Mais uma vez, Pherusa precisou passar por uma reforma. Depois de concluir o reparo, o barco acabou sendo roubado e nunca mais se teve notícia do mesmo. Assim, o grupo adquiriu um novo barco e o nomearam de Scyra. Na noite de 17 de novembro do mesmo ano, os membros da equipe estavam reunidos na casa de número 22 da Praia do Flamengo e decidiram ali oficializar a fundação do clube.

Ficou definido que a data da fundação seria 15 de novembro, feriado nacional. A diretoria do Grupo de Regatas do Flamengo foi formada por Domingos Marques de Azevedo (presidente), Francisco Lucci Colas (vice-presidente), Nestor de Barros (secretário) e Felisberto Cardoso Laport (tesoureiro).

No início, as cores oficiais do Flamengo eram Azul e dourado. Mas era um material importado e, consequentemente caro, além de desbotar facilmente na água. Como solução, o vermelho e preto foi adotado um ano após a fundação do clube, em 23 de novembro de 1896.

Image for post
“O vermelho e o negro” — Imagem por: Ruy Castro

Inicialmente, os rapazes do Flamengo preferiam os passeios de barco pela baía e um bom bate-papo no tradicional restaurante Lamas, além das paqueras com as moças do bairro. Com o passar do tempo, o clube foi crescendo e ganhando destaque nas competições e, com isso, novos barcos foram sendo adquiridos. A primeira conquista veio somente em 1898, com o barco Irerê, um baleeiro de dois remos.

Com a preferência popular pelo futebol aumentando e o crescimento do Flamengo, a instituição passou a se chamar Clube de Regatas do Flamengo, em 28 de outubro de 1902, sendo nesse dia também comemorado o dia do Flamenguista e de seu padroeiro, São Judas Tadeu.

Uma parceria com o Fluminense foi formada. Os associados do Flamengo também viraram sócios do Fluminense e vice-versa. No Rubro-negro, assistiam às competições de regatas e, no Tricolor, acompanhavam o futebol. Um claro exemplo disso foi Alberto Borgerth, que pela manhã remava pelo Mengão e à tarde jogava pelo Fluminense.

A primeira experiência flamenguista com futebol aconteceu em 1903, quando os atletas de remo do Flamengo formaram um time para jogar um amistoso de futebol contra os colegas remadores do Botafogo.

Porém, em 1911, houve uma fragmentação no Fluminense e alguns jogadores foram para o Flamengo. Sendo assim, em 8 de novembro de 1911 foi fundado o departamento de futebol flamenguista, idealizado por Alberto Borgerth. O mesmo também se tornou o diretor desse mesmo departamento.

Image for post
Primeiro time do Flamengo. (Imagem: portal flamengo.com.br)

No ano seguinte, se filiou à Liga Metropolitana, fazendo sua estreia no dia 3 de maio. No campo do América, seu primeiro adversário foi o Mangueira, saindo vencedor pelo elástico placar de 16 a 2. Esse primeiro time Rubro-negro foi formado por Baena; Píndaro e Nery; Coriol, Gilberto e Galo; Baiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgerth.

Na sua primeira participação, no 2º quadro do Campeonato Carioca, o Flamengo se tornou o campeão. Mas, em 1916, conquistou seu primeiro título da principal divisão do Campeonato Carioca. A partir daí, foram muitas glórias e histórias para contar até os dias de hoje.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X