Connect with us

Trabalho

Profissões: Você conhece a Optometria?

MICHELLE ARIANY

Publicado

Certamente você pouco ouviu falar ou nunca sequer soube algo da profissão de optometrista e o Elo Jornal foi descobrir mais sobre esse trabalho da área da saúde não médica

Foto: Acervo pessoal | Danielly

De acordo com o dicionário Oxford Languages, a Optometria é a técnica ou prática profissional que, pelo exame do olho, diagnostica falhas de refração (como astigmatismo, miopia, hipermetropia) e prescreve lentes e/ou exercícios apropriados, sem aplicação de drogas ou tratamentos cirúrgicos. Isso quer dizer que o profissional da área é aquele quem faz a avaliação funcional da visão.

De acordo com a Revista Opto, do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), apresenta dados da profissão pelo mundo e afirma que é reconhecida e fomentada ainda, notoriamente, por organizações mundiais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). E que a OMS preconiza que “a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo”.

Formação

Ainda de acordo com o CBOO, a formação em Optometria é uma graduação com duração de 5 anos, voltada ao estudo de todo o sistema visual com matérias exclusivas vinculadas ao globo ocular e seus anexos. A graduação é autorizada e chancelada pelo Ministério da Educação. A grade curricular é composta por disciplinas como biologia, química, física óptica, anatomia, patologia, neurologia e ergonomia.

Há ainda cursos tecnológicos com duração entre dois e três anos. Além de aperfeiçoamento em segmentos, Optometria pediátrica, geriátrica, desportiva, pós-graduação em ortóptica – que atua nos transtornos de motilidade ocular (movimento dos olhos), e a especialização em optometria comportamental, que analisa o sistema visual como um todo e a influência das deficiências na personalidade e relacionamentos interpessoais do portador.

Atuação Profissional

O Optometrista pode atuar de forma individual ou em equipe multidisciplinar em clínicas, hospitais, consultórios, centros de reabilitação ou programas de educação visual.

Arte: Elo Jornal | Imagens: Internet

Danielly da Silva Pereira, de Parnamirim, município da região metropolitana de Natal/RN, resolveu se qualificar como Optometrista. “Meu interesse pela Optometria já é de muito tempo, trabalho como consultora óptica há 22 anos e amo o que faço. Então comecei a ler sobre a profissão e vi que era realmente o que eu queria pra minha vida”, explica Danielly.

Além de proporcionar um atendimento mais qualificado e especializado para seus clientes. Danielly explica que o conhecimento científico sobre a visão e a vista possa contribuir para mais qualidade de visão das pessoas.

Foto: Acervo pessoal | Danielly

Para Danielly, a profissão traz muitas satisfações, especialmente auxiliar as pessoas a terem uma qualidade de visão melhor. “Você consegue ver no semblante do paciente que ele está satisfeito quando está conseguindo enxergar, é satisfatório, ou uma criança que nunca enxergou direito e quando coloca os óculos de prova fica deslumbrada com o que está enxergando, então mesmo ainda sendo estudante de optometria, é maravilhoso”, relata a futura Optometrista.

“O conselho  que dou para você que deseja ser um profissional em Optometria, é que você tem que amar a profissão e estudar muito, para você fazer a diferença  no mercado e se destacar por seus conhecimentos  e habilidades em detectar um erro refrativo com precisão”, conclui Danielly da Silva.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X