Connect with us

Gastronomia

Vinho na Periferia: projeto social promove inclusão por meio de cursos gratuitos

Victória Alves

Publicado

A iniciativa busca introduzir a cultura do vinho a moradores da periferia democratizando o acesso

Arte: Divulgação | Vinho na Periferia

O projeto Vinho na Periferia nasceu em julho de 2019 com propósitos bem claros: deixar o entendimento sobre vinhos mais acessíveis e combater a ideia de que vinho é “para poucos”. A iniciativa, sem fins lucrativos, tenta fazer as pessoas enxergarem o vinho como uma cultura acessível a todos, ao mesmo tempo em que cria uma nova porta de emprego, já que o vinho está inserido diretamente no cenário gastronômico e hoteleiro.

Vinho produzido pela vinícola Enos Vinhos de Boutique para homenagear o projeto. Foto: Arquivo Pessoal

O projeto é idealizado pelo sommelier Kenedy Santos e conta com uma equipe totalmente voluntária, formada por sommeliers, instrutores e profissionais da comunicação. O curso inicialmente contou com cinco etapas, sendo a ‘Introdução ao Mundo do Vinho’ o pontapé inicial de um dos módulos. A primeira turma foi montada no bairro das Rocas, periferia da Zona Leste de Natal, mas já se estende a dois novos polos: Mãe Luiza e Vila de Ponta Negra. Tudo para beneficiar os moradores desses bairros.

Formação da primeira turma, Rocas. Foto: Arquivo Pessoal

Com a pandemia, os cursos precisaram de novos planejamentos. As aulas foram suspensas e as duas novas turmas, que iriam começar no segundo semestre de 2020, tiveram que ser remanejadas para 2021. O próximo passo da iniciativa será a volta das aulas virtualmente e a organização das novas turmas.

Turma em formação, Mãe Luiza e Vila de Ponta Negra. Foto: Arquivo Pessoal

Para manter a ideia de ofertar cursos gratuitos no projeto Vinho na Periferia, a Adega Periférica foi criada para dar o suporte financeiro ao projeto. A Adega é uma loja para vender vinhos, espumantes e similares, que conta, hoje, com 14 rótulos e o desejo de expandir ainda mais o portfólio. Todos os rótulos vendidos na Adega têm parte do valor revertido para a sustentabilidade e continuidade da ação do Vinho na Periferia, devido aos cursos serem gratuitos.

Os pedidos são realizados de forma on-line e a entrega pode ser feita através de delivery ou retirada no local, com agendamento prévio.

Seguindo o lema da adega do Vinho na Periferia: “Muito mais que vinho, INCLUSÃO!”. Para saber mais sobre o projeto e apoiar essa iniciativa, acompanhe as redes sociais clicando aqui. Para adquirir algum rótulo da Adega Periférica, clique aqui.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X